4 eventos ao vivo

Veja como remover cravos sem danificar a pele

Confira como remover cravos sem danificar a pele. Conheça os cuidados diários que você deve ter com o rosto.

12 nov 2015
15h44
  • separator
  • 0
  • comentários

Eles incomodam, marcam o rosto e desanimam tanto homens quanto mulheres. Também chamados de comedões, os cravos não devem ser retirados com as mãos e necessitam de controle com medicamentos e loções. Para descobrir como remover cravos, fique de olho nas dicas do Vivo Mais Saudável.

Constituídos de sebo e queratina, os cravos são lesões encontradas na fase inicial da . Segundo Geraldo Magela, dermatologista e assessor do departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), eles podem ser percebidos como poros dilatados com uma superfície escura (abertos) ou apenas como pontos brancos (fechados).

Remoção manual pode causar inflamações e agravar o quadro.
Remoção manual pode causar inflamações e agravar o quadro.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Não prejudique a pele

Remover cravos manualmente é um hábito corriqueiro, mas pode levar à inflamação e ao agravamento da acne. Para melhorar as condições da pele facial, a limpeza domiciliar deve ser feita com cosméticos indicados pelo dermatologista. “O uso de produtos inadequados e de forma imprópria pode ocasionar quadros irritativos na pele e até mesmo ”, destaca Magela.

No desespero, muitos ainda lavam o rosto constantemente e aplicam hidratantes. Momentânea, essa atitude pode resultar em péssimas consequências. “A lavagem excessiva da pele pode produzir irritação e até mesmo agravamento da oleosidade”, alerta o especialista. “Mesmo os produtos rotulados como não comedogênicos podem agravar a acne.”

Assim como a lavagem, a utilização de produtos hidratantes oleosos pode estimular a formação de cravos e acne.

Outra dica é lavar o após um longo dia de trabalho e remover os excessos de maquiagem. Ao acordar, a limpeza também deve ser seguida da aplicação de protetor solar.

Saiba como remover cravos

As receitas caseiras podem ser prejudicais e ocasionar alergias, queimaduras e outras consequências. Para Magela, a melhor forma de remover cravos está baseada na persistência. “Um bom controle do surgimento de novos comedões é obtido com os cuidados citados”, sintetiza.

Suspender o uso de produtos que acentuam a oleosidade da pele e apostar na utilização de loções e sabonetes que a controlem são métodos que funcionam e devem fazer parte da sua rotina de controle.

Para se livrar das marquinhas, aposte no uso de cosméticos recomendados por seu dermatologista. As opções mais certeiras são loções e sabonetes desengordurantes. “Eles ajudam no controle da oleosidade da pele”, explica o especialista. Os medicamentos, preferencialmente de uso tópico, ajudam a controlar o aparecimento de comedões.

Em casos mais sérios, os peelings químicos, utilizados também para tratamentos estéticos, são bons aliados. Eles removem a camada superficial da pele, extraindo os cravos abertos e fechados. Contudo, lembre-se sempre de recorrer a clínicas especializadas para garantir o resultado desejado.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade