2 eventos ao vivo

Veja alimentos e dicas para conseguir o bronzeado perfeito

3 dez 2012
08h06
atualizado em 4/12/2012 às 09h28
  • separator
  • 0
  • comentários

A alimentação tem influência em todos os aspectos do corpo, incluindo o bronzeado. O fato é que o consumo de alguns itens pode colaborar para a conquista de uma cor mais bonita e duradoura. Outros alimentos podem ainda ajudar a proteger a pele contra os raios solares. Confira o que especialistas recomendam comer para conquistar um belo bronze e entenda os benefícios.

É importante consumir alimentos ricos em ômega 3, que auxiliam na absorção do betacaroteno no corpo, associados aos itens ricos em vitamina C e licopeno
É importante consumir alimentos ricos em ômega 3, que auxiliam na absorção do betacaroteno no corpo, associados aos itens ricos em vitamina C e licopeno
Foto: Getty Images

Confira mais de 80 opções de protetor solar de R$ 8 a R$ 151

1 - Alguns alimentos aceleram o processo de bronzeamento da pele porque contêm vitamina A e betacaroteno. Essas substâncias contribuem para a produção de melanina e ajudam a conquistar a cor.

2 - Segundo Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os principais alimentos são cenoura, mamão, abóbora, beterraba, acerola e folhas verdes escuras, como rúcula, couve, espinafre, agrião, brócolis.

3 - O consumo de alimentos ricos em betacaroteno ajuda a manter o bronzeado por mais tempo. “Os alimentos ricos nessa substância são benéficos para a saúde e para a manutenção da boa forma, pois são, em maioria, pouco calóricos", disse a nutricionista Marina Capela, da Clínica Dicorp.

4 - Alimentos ricos em vitamina C, como acerola, caju e limão protegem contra a radiação e são antioxidantes.

5 - Outros itens, ricos em licopeno, um tipo de antioxidante, ainda ajudam a pele a se proteger contra a radiação. Os principais são a melancia e o tomate.

6 - Pesquisas mostram que a melancia contém 40% mais licopeno do que o tomate cru.

7 - Os alimentos devem ser consumidos uma semana antes da exposição ao sol para que já comecem a agir no organismo.

8 - Para conseguir resultados significantes na pele é necessário o consumo de três a quatro porções desses alimentos por dia.

9 - Segundo a nutricionista, ainda é importante também consumir alimentos ricos em ômega 3 (azeite, quinoa, nozes etc), que auxiliam na absorção do betacaroteno no corpo, associados aos itens ricos em vitamina C e licopeno.

10 - Os alimentos que favorecem o bronzeado podem ser consumidos em receitas variadas ou sucos.

11 - Não existe restrição no consumo de alimentos ricos em betacaroteno, mas é importante não exagerar. O excesso pode levar à carotenemia, que confere uma cor alaranjada à pele

12 - “Além do consumo diário desses alimentos, é importante também consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia e para turbinar ainda mais a hidratação, sucos de fruta, água de coco e chás quentes ou gelados. Seguindo uma dieta equilibrada fica fácil deixar a pele bonita”, afirmou Marina Capela.

13 - Um bronzeado bonito e uniforme também é resultado do preparo da pele. Uma das principais recomendações dos especialistas é o de esfoliar o corpo

14 - A esfoliação pode ser feita com cosméticos prontos ou ainda com receitas caseiras, como a mistura de seis colheres de açúcar cristal, seis colheres de óleo de amêndoas e uma colher de flocos de aveia grossa.

15 - A esfoliação pode ser repetida uma vez por semana durante o período de exposição ao sol.

16 - A manutenção do bronzeado também é beneficiada pela hidratação corporal frequente.

17 - Deve-se também evitar banhos muito quentes, já que a temperatura elevada resseca a pele.

18 - Nunca dispense o uso de protetor solar, mesmo quando já estiver bem bronzeada

19 - Existem cápsulas ricas em licopeno, betacaroteno e vitamina C que prometem homogeneizar e manter o bronzeado. O uso da cápsula não exclui a necessidade de uso do protetor solar.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade