0

Faça em casa: Máscara de parafina renova a pele

A máscara de parafina caseira tem efeito hidrante e remove células mortas, dando um novo aspecto à pele. Veja como fazer.

12 nov 2015
15h44
  • separator
  • 0
  • comentários

Fatores de clima como a baixa umidade do ar e temperaturas frias interferem diretamente no aspecto da pele. A região do rosto e as mãos podem , com vermelhidão e até mesmo descamação. Nesses casos, a máscara de parafina serve para hidratar e recuperar a maciez.

Com características como alto brilho e quase nenhum odor, as propriedades termoplásticas e de conservação da água desse derivado do petróleo garantem um tratamento de beleza que pode ser feito em casa. Confira o passo a passo!

A substância é recomendada para rosto, mãos e pés.
A substância é recomendada para rosto, mãos e pés.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Como a parafina age na pele?

De acordo com a Dra. Lilia Guadanhim, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os procedimentos são em geral feitos com o componente aquecido a uma temperatura de pelo menos 37 graus Celsius.

"Áreas mais ressecadas do corpo, como as mãos e os pés, são imersas na parafina até a formação de uma película. Em seguida, faz-se a oclusão com filme ou luvas e meias plásticas para potencializar o efeito hidratante. Após 20 ou 30 minutos, retira-se o plástico e a parafina, finalizando com creme hidratante", explica a doutora.

O tratamento tem o objetivo de devolver à pele sua natural. Além disso, o componente é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo e auxilia a umidade a ir das camadas internas às externas da pele.

É durante os meses mais frios do ano que a pele se torna propensa a ressecar e criar pequenas fissuras, chamadas de gretagem. Em casos mais graves, algumas pessoas podem ficar inchadas e até mesmo com infecções na região.

Por isso, as máscaras de parafina podem ajudar a evitar ou aliviar os problemas da pele, suavizando seu aspecto, além de remover as células mortas acumuladas e aumentar a elasticidade dérmica.

Segundo a dermatologista, a substância tem efeito oclusivo, ou seja, evita a perda de água, além de ser altamente hidratante. Ela melhora o e a aspereza da pele, em especial de mãos e pés, e até as rachaduras dos calcanhares.

Ainda, o tratamento com imersão na substância favorece a abertura dos poros e permite que os produtos hidratantes utilizados penetrem com mais facilidade e eficiência nas camadas da pele.

Passo a passo: Máscara caseira

Apesar de o indicado ser procurar um profissional de dermatologia que realize o procedimento, é possível começar a hidratar a pele com uma máscara ou luva caseira. Confira o passo a passo e fique atenta aos cuidados e dicas da dermatologista Lilia Guadanhim.

1. Derreta a parafina até uma temperatura quente, mas possível ao toque. Você pode usar o banho-maria para esse passo.

2. Procure limpar a região que será imersa antes de aplicar o produto.

3. Caso você não possa imergir os pés ou as mãos, use um pincel para espalhar o componente, assim como no rosto.

4. Espalhe diversas vezes até criar uma camada fina sob a pele.

5. Envolva a área tratada com um saco plástico ou papel filme, seguido de uma toalha para conservar a temperatura.

6. Após esfriar, retire lentamente a máscara, luva ou meia criada e aplique um creme hidrante na região.

Segundo a Dra. Lilia, deve-se usar a parafina apenas em áreas específicas, desde que não haja feridas na pele. “Fique atento para a temperatura, que, se muito alta, pode causar queimaduras na pele”, alerta.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade