0

Dicas mantêm os cabelos bonitos e sedosos no verão; confira

18 fev 2014
07h13
atualizado em 26/2/2014 às 11h10
  • separator
  • 0
  • comentários

Expostos a uma série de danos decorrentes da ação do sol, da água do mar e da piscina e dos ventos, os cabelos precisam receber uma atenção especial nesta época do ano para chegarem bonitos e saudáveis ao final da estação. Isso porque todos os fatores citados acima são capazes de abrir a cutícula dos fios, fazendo com que eles percam água e proteínas, ficando ressecados, com pontas duplas e desbotados.

 “Por isso, temos de ter a consciência de protegê-los do calor, assim como fazemos com a pele, pois os efeitos negativos são praticamente os mesmos”, alerta Junior Alves, hairstylist do Studio Lorena, de São Paulo, e apresentador do programa "Ser Mulher", do canal Fox Life.

Para reduzir os estragos trazidos pelo verão durante os dias mais quentes, vale apena investir em alguns artifícios. No dia a dia, a dica principal é substituir o tradicional condicionador pelas máscaras capilares, famosas por oferecerem benefícios extras ao hidratar e recuperar as madeixas, além de dar uma atenção especial ao couro cabeludo, que tende a sofrer com o excesso de oleosidade.  

“Nesta temporada, quem tem cabelos oleosos pode lavá-los todos os dias ou numa frequência maior do que a habitual, com xampus neutros, de limpeza média, menos perolados e com pH neutro”, indica Patrícia Carvalho, visagista e hairstylist do estúdio Patrícia Carvalho, de Belo Horizonte. Já as donas de madeixas secas, podem recorrer aos produtos de pH mais baixo (em torno de 4 e 3) ou ácido.

Durante a curtição no mar ou na piscina, a força tarefa deve ser mantida. O ideal é molhar os fios com água mineral, logo depois de sair da praia ou do clube, para impedir que o sal ou o cloro continue agindo. “Outro cuidado essencial é o uso de protetor solar capilar, que pode ser encontrado em farmácias, perfumarias e salões, com preços acessíveis a todos os bolsos”, indica Junior.

Para blindar a ação negativa do sol, convém, ainda, investir na hidratação a cada 15 dias, para que os fios não percam o brilho e nem fiquem com o aspecto quebradiço. “Além disso, vale colocar vitamina A no condicionador para recuperar o brilho”, ressalta Claudio Germano, hairstylist do Studio C, de São Paulo.

Cabelos quimicamente tratados
Bastante comuns entre as mulheres, os cabelos quimicamente tratados precisam receber atenção ainda maior. Uma dica para mantê-los saudáveis é aplicar óleo de ojon (extraído da noz de uma palmeira típica da região do Caribe) ou macadâmia antes de lavá-los, sem esquecer de secá-los com secador para criar uma capa protetora. “Após a lavagem, é interessante recorrer a um leave in ou protetor térmico, principalmente se houver o uso da chapinha ou babyliss. Quanto ao xampu, indico sempre os voltados especificamente para esse público”, aconselha Junior. 

Fonte: Agência Hélice
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade