0

Desodorante caseiro funciona? Confira 3 receitas

O desodorante caseiro é feito com óleos essenciais que têm ação bactericida. Aprenda receitas naturais.

12 nov 2015
15h45
  • separator
  • 0
  • comentários

Soluções alternativas, receitas de família, produtos cosméticos comprados em farmácias e supermercados. Utiliza-se de tudo para eliminar um inimigo comum a homens e mulheres: o odor desagradável causado pela transpiração nas axilas. Mas será que desodorante caseiro funciona?

A região, por ser quente e úmida, é propensa a bactérias. Em muitos casos, o mau cheiro é resultado da , uma alteração do organismo em que a pessoa sua em excesso e de forma imprevisível. Pata lidar com o problema, há pessoas que esfregam limão no local. Outras passam pó de pedra-ume, leite de magnésia ou mesmo bicarbonato de sódio.

Claro, a maioria utiliza desodorantes industrializados. O problema é que a muitas marcas, principalmente de antitranspirantes, utilizam em sua composição elementos sintéticos como o cloridrato de alumínio. Ele obstrui os poros, prejudica a passagem do suor e interrompe o processo natural de regulação da temperatura no local, o que pode causar problemas.

Desodorantes caseiros costumam durar menos que os industrializados. Fotos: iStock, Getty Images
Desodorantes caseiros costumam durar menos que os industrializados. Fotos: iStock, Getty Images
Foto: Vivo Mais Saudável

Saúde e economia

Para evitar esse risco, há quem prefira o desodorante caseiro, que, além de econômico, é considerado mais saudável por ser feito com produtos naturais. A sua eficiência depende da composição e, evidentemente, é necessário que o produto tenha ingredientes que combatam as bactérias das axilas.

Os óleos essenciais desempenham essa função. A maioria inclui os antissépticos com ação bactericida, como o , o alecrim, o eucalipto e o limão siciliano. O óleo de cipreste é indicado a quem sofre com excesso de suor, pois diminui o volume da transpiração devido à ação vasoconstritora.

É preciso lembrar que o desodorante caseiro, por ser composto de produtos naturais, tem menor duração e prazo de validade reduzido. Geralmente dura seis meses, se bem acondicionado. O produto deve ser armazenado em vidro esterilizado e mantido em local fresco, arejado, longe da luz e do calor.

Mesmo naturais, os óleos essenciais também podem causar reações em que tem algum tipo de sensibilidade na axila. O ideal é que o desodorante seja aplicado de duas a três vezes por dia, dependendo da temperatura ambiente e da pele da pessoa.

A combinação incorreta de componentes ou a alteração na quantidade também contribui para o surgimento de uma reação alérgica. A receita básica leva bicarbonato de sódio, óleo essencial e manteiga vegetal. Veja a seguir como fazer o seu próprio desodorante caseiro.

Receitas de desodorante caseiro

1. Desodorante em pasta

Ingredientes:

- 3 colheres de sopa de óleo de jojoba

- 3 colheres de sopa de cera de abelha derretida

- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

- 2 colheres de sopa de amido de milho

- 2 colheres de sopa de óleo de coco

- 3 cápsulas de vitamina E

- 5 gotas de cada óleo essencial.

Modo de Preparo:

Derreta a cera em banho-maria. Adicione o , o bicarbonato de sódio, o óleo de coco e o amido de milho e mexa até adquirir uma consistência homogênea. Retire do fogo, acrescente o óleo essencial e a vitamina E. Misture bem.

2. Desodorante líquido

Ingredientes:

- 100 ml de água de hamamélis

- 90ml de água destilada

- 10ml de vinagre de cidra

- 75 gotas de óleos essenciais.

Modo de Preparo:

Basta misturar os ingredientes, deixando os óleos essenciais por último.

3. Desodorante em pó

Ingredientes:

- 30g de amido de milho

- 10g de bicarbonato de sódio

- 30 gotas de óleos essenciais.

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes em pó e acrescente por último os óleos essenciais.

Lembre-se: se você estiver na dúvida, consulte um dermatologista para se certificar que a solução caseira é segura para a sua pele.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade