PUBLICIDADE

Cebola sem choro e rímel: veja 10 truques do micro-ondas

Sabia que o aparelho serve ainda para facilitar fazer suco de limão e laranja, desinfetar esponjar e esterilizar frascos?

31 mai 2015 - 12h33
(atualizado em 1/6/2015 às 08h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das principais invenções da modernidade, especialmente para aqueles que detestam cozinhar, o forno de micro-ondas tornou-se item quase obrigatório em casas de todo o mundo.

Siga Terra Estilo no Twitter

Forno micro-ondas tem mais utilidades do que ajudar na cozinha; confira
Forno micro-ondas tem mais utilidades do que ajudar na cozinha; confira
Foto: iStock

A primeira unidade do produto foi vendida em 1946. Hoje, quase sete décadas depois, alguns não conseguem pensar em viver sem ele. No entanto, além de aquecer o leite do café da manhã ou preparar pratos congelados, o eletrodoméstico pode servir para outras finalidades, especialmente por causa de suas ondas de rádio de alta frequência.

Conheça abaixo dez truques do micro-ondas e lembre-se de nunca colocar objetos de metal dentro do aparelho.

1) Descolar selos

Imagine que você esteja escrevendo uma carta – algo cada vez mais raro hoje em dia ─ e tenha colado o selo no lugar errado. O micro-ondas pode ajudar a descolá-lo. O primeiro passo é umedecê-lo com um pouco de água. Em seguida, insira a carta dentro do aparelho e aqueça-a por no máximo 20 segundos. Você vai ver que o selo do envelope vai se descolar sem esforço.

2) Cortar cebolas sem chorar

Dentro das células da cebola, existem alguns compostos que contêm enxofre. Quando usamos uma faca para cortá-la, essas células se quebram e os compostos sofrem uma reação química que deixam as moléculas de enxofre mais voláteis, liberando um gás. Estas, por sua vez, reagem com a umidade do olho, gerando uma sensação de queimação. Nesse momento, as terminações nervosas detectam a irritação e “dizem” aos canais lacrimais do olho para produzir mais água, ou seja, lágrimas. O objetivo é proteger os globos oculares. No entanto, esse processo pode ser evitado se você colocar a hortaliça com as extremidades cortadas dentro do micro-ondas durante 30 segundos em potência máxima.

3) Desinfetar esponjas

Você pode remover as impurezas da esponja ou dos panos de cozinha sem o uso de qualquer produto químico, normalmente prejudicial à saúde. Basta colocar a esponja dentro do micro-ondas por alguns minutos na potência máxima. As bactérias vão morrer de calor. Lembre-se de que este procedimento não pode ser feito com palhas de aço.

4) Esterilizar frascos de conserva

Talvez a forma mais conhecida para esterilizar frascos de conservas seja fervê-los. Mas há outra, mais rápida e eficiente. E inclui, naturalmente, o micro-ondas. O processo não demora mais de dois minutos. Antes de colocá-los dentro do micro-ondas, lembre-se, no entanto, de remover as tampas e enchê-los como dois dedos de água. Em seguida, é preciso esperar a água ferver, em torno de dois minutos.

5) Comprovar que um recipiente pode ir ao micro-ondas

Nem todos os utensílios podem ir ao micro-ondas. Entre os materiais adequados, estão os de vidro refratário, porcelana, cerâmica, louça, madeira, vime e barro. Este último, no entanto, se passar pelo processo de vitrificação, pode levar ferro e chumbo em sua composição e por isso não deve ser introduzido no micro-ondas comum. Pela mesma razão, a porcelana estampada ou bordas de ouro também pode possuir metais. É preciso, portanto, testar se o utensílio pode ou não ir ao micro-ondas. 

Uma maneira simples de fazer esse experimento é colocar sobre o prato giratório o recipiente a ser testado vazio junto de um copo de água. Programe, então, o micro-ondas para funcionar por um minuto a plena potência. Quando o tempo terminar, se o recipiente estiver apto para ir ao micro-ondas, ele deve estar frio e o copo de água quente. Por outro lado, se o recipiente estiver quente, isso significa que absorve micro-ondas e, portanto, não é adequado para utilização neste tipo de forno. Atenção: este experimento nunca deve ser feito com o recipiente vazio sem um copo de água. A razão é simples: se o recipiente não puder ir ao micro-ondas, acabará danificado por não ter qualquer elemento que absorva as ondas.

6) Deixar o micro-ondas como novo

Uma maneira fácil de limpar um forno de microondas é introduzir nele guardanapos de papel. Você deve primeiramente umedecê-los e colá-los no interior do aparelho, deixando de fora a saída de ar. O próximo passo é ligar o forno por cinco minutos. Após esse tempo, os guardanapos estarão secos, terão absorvido toda a sujeira e o forno voltará a ficar impecável. Mas se o aparelho estiver muito sujo, é bem capaz de que este truque não dê certo. Nesse caso, coloque um recipiente cheio de água dentro do micro-ondas e espirre vinagre dentro do forno. Mais uma vez, ligue o aparelho por cinco minutos e depois use um pano para eliminar a sujeira sem esfregá-la. Da mesma forma, se quiser remover os odores do forno, basta colocar um recipiente com água e meio limão dentro dele por dois a três minutos.

7) Fazer compressas

Trata-se de uma alternativa caseira para bolsas de água quente ou almofadas elétricas. Para fazer uma compressa, aqueça uma toalha molhada durante um minuto no micro-ondas. Se deixá-la mais tempo, você pode se queimar.

8) Fazer o rímel durar mais tempo

O tubo de rímel ainda nem acabou, mas já está ressecado. É algo corriqueiro, ao tirar e colocar o pincel com frequência ao tubo. No entanto, há um truque para usar ao máximo o produto. Coloque o tubo no micro-ondas juntamente com um copo de água. Em seguida, aqueça por 30 ou 40 segundos.

9) Higienizar a tábua de cortar

Além de esponjas e panos de prato, você também pode desinfetar tábuas de cortar alimentos no micro-ondas. O primeiro passo é lavá-la bem. Em seguida, esfregue-a com um limão e coloque-a dentro do aparelho. Aqueça-a por um minuto e ela estará pronta para ser usada novamente.

10) Aproveitar ao máximo limões e laranjas

Se você é daqueles que detesta desperdício, essa dica é especial. Antes de fazer o suco, coloque o limão ou a laranja dentro do micro-ondas por 10 a 20 segundos na potência máxima. O procedimento ajuda a desprender o bagaço mais facilmente da casca. E, assim, você terá mais suco para beber.

BBCMundo.com Derechos reservados. Todos los derechos de los contenidos de este sitio (incluidos los de autor) son propiedad de la British Broadcasting Corporation (BBC,Corporación Británica de Radiodifusión).
Compartilhar
Publicidade
Publicidade