PUBLICIDADE

Sete causas da celulite e cinco dicas para combatê-la

Esteticista enumera motivos que favorecem o aparecimento de celulite e dá dicas para prevenir e tratar o problema

11 fev 2016 - 12h46
Compartilhar
Exibir comentários

A celulite é uma disfunção estética que acomete a maioria das mulheres, levando muitas vezes à diminuição da autoestima e autoimagem corporal. É associada a alterações hormonais, má oxigenação do tecido, deficiência circulatória e acúmulo de gordura na camada abaixo da pele.

Celulite é um problema estético multifatorial
Celulite é um problema estético multifatorial
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

As pessoas costumam associar sua manifestação visual a furinhos na pele com aspecto casca de laranja. Este problema estético é multifatorial, ou seja, são diversos os fatores envolvidos, por isso não podemos falar em uma causa isolada, e sim em inúmeros aspectos que contribuem para seu surgimento e evolução.

Vamos lá?

Causas da celulite

Genética: Mulheres que apresentam características herdadas, como o biotipo corporal do tipo ginóide (aumento de gordura corporal na região inferior do corpo) têm maior tendência.

Alteração hormonal: Hormônios como estrógeno e progesterona, por exemplo, podem favorever a uma retenção hídrica e consequentemente a um comprometimento na circulação.

Sedentarismo e alimentação desequilibrada:  quando rica em açúcar e gordura, elevam ao aumento da camada adiposa. Além disso, a falta de atividade física contribui ainda mais para um menor estímulo circulatório. Alimentos muito salgados, ricos em sódio, levam a uma maior retenção de líquido, prejudicando a circulação.

Roupas apertadas: não causam celulite, mas contribuem para a piora do quadro depois de instalado. Elas comprimem os vasos sanguíneos e linfáticos, principalmente em regiões como coxas e glúteos.

Mulheres fumantes: O cigarro causa vasoconstrição, que está associado a uma menor vascularização e oxigenação do tecido.

Pílula anticoncepcional: Mulheres que tem notado aumento da retenção hídrica e diminuição do metabolismo, após o uso de determinado contraceptivo oral, devem procurar um ginecologista para escolha do método adequado.

Notou como tudo isso pode ser prejudicial? E como mudar?

Alguns hábitos saudáveis podem ser incorporados no dia a dia, para auxiliar na prevenção e na melhora deste problema como atividade física, alimentação equilibrada, tomar muito líquido, diminuir a quantidade de sal. Para pessoas que trabalham muito tempo sentadas, uma sugestão é realizar pequenas caminhadas durante o dia, contribuindo para um melhor fluxo sanguíneo.

Os tratamentos estéticos são ótimas opções. Abordagens como drenagem linfática, ultrassom, radiofrequência, massagens estimulantes e endermoterapia, quando aliadas aos hábitos saudáveis listados acima, surtem resultados fantásticos.

Concorda com a esteticista ? Deixe seu comentário.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade