0

Cinco produtinhos de farmácia que valem o investimento

Testamos cinco produtos vendidos em prateleiras de farmácias e recomendamos

27 jul 2020
09h00
atualizado às 12h33
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Escolher o melhor produto para hidratar a pele ou para higienizá-la, assim como reparar os cabelos, lábios e cutículas pode ser uma cilada se considerarmos apenas as prateleiras das farmácias. Às vezes, as vitrines colocam na altura dos nossos olhos os produtos mais caros ou com as embalagens mais bonitas, o que não necessariamente implica na funcionalidade de algum cosmético.

Por isso, separei cinco itens, com funções completamente distintas, que são vendidos nestes locais para te ajudar a fazer um bom investimento: sabonete líquido Actine, hidratante facial Neutrogena Hydro Boost Water Gel, hidratante labial Nivea, cera hidratante para unhas Granado e óleo extraordinário reconstrutor L'Oréal.

Vamos falar de cada um?

Sabonete facial Actine

Faz algum tempo que eu uso o sabonete Actine no formato líquido. Não era o meu higienizador facial favorito, confesso. Isso porque eu morava no Nordeste e minha pele era extremamente acneica. Daí eu achava que a limpeza não era tão eficiente assim por causa da sensação de acabamento suave e delicado, e preferia o sabonete Normaderm, da Vichy, que também é um excelente produto. A questão é que hoje eu percebo que o que me fazia não gostar tanto assim do Actine é justamente o que eu mais gosto nele: seu frescor aliado à suavidade. 

Segundo a dermatologista Simone Neri, o Actine líquido é recomendado para peles oleosas (como a minha) e acneicas porque a fórmula dele desobstrui os poros e controla a oleosidade da pele. Mas, um alerta! Quem tem alergia ao ácido salicílico deve evitar o uso do produto porque a intolerância poderá causar irritabilidades na pele. Para quem pode fazer uso, faça: o componente ajuda a controlar a oleosidade sem desidratar, já que a fórmula contém o aloe vera que hidrata na dose certa.

Assim como a médica recomenda, eu lavo o meu rosto com o produto em questão duas vezes ao dia. Desse jeito, consigo garantir a eficiência do sabonete, sem precisar desperdiçá-lo. Eu não exagero na aplicação e meu frasco de 2140ml dura aproximadamente três meses. Isso significa que o investimento inicial de, em média, R$ 40 pode ser dissolvido durante o período e o gasto no higienizante torna-se mais ameno.  

Dicas extras da médica para a escolha de um bom sabonete facial: 

1- Fique atento ao seu tipo de pele (oleosa, mista ou seca) e escolha produtos que contenham os componentes ativos que irão beneficiar suas características individuais;

2- Sabonete líquido ou em barra não impactam no resultado da higienização. Trata-se apenas de uma preferência individual;

3- Se os resultados oferecidos pelos produtos não estiverem fazendo efeito é hora de trocar de sabonete. 

Hidratante Neutrogena facial hydro boost

Se você acha que pele oleosa não precisa de hidratante, você está... Errado! Eu também achava que por ter pele oleosa e acneica não precisava usar hidratantes faciais, ou seja, mais um membro para o grupo dos desinformados neste quesito. A atenção que precisamos ter é sobre qual produto usar.

Os hidratantes, assim como os sabonetes, possuem especificidades diferentes e atendem a necessidades diferentes, a depender do nosso tipo de pele e suas condições: oleosa, seca, madura... e isso independe das estações do ano. Então, se você pensava que o inverno ou o verão influenciavam no produto, errou de novo...

Sobre o hidratante facial da Neutrogena, que eu uso há mais de um ano e adoro, é o fator "coringa". Segundo a dermato, ele se adapta bem a todos os tipos de pele, inclusive às peles sensíveis. Tem um toque leve, com alto poder de hidratação e sensorial agradável. Na formulação do hydro boost, há ácido hialurônico, que é uma molécula com alto poder de hidratação e que facilita a permeação da água para dentro da célula, intensificando a hidratação cutânea. Chique, né?

O me faz gostar especialmente deste hidratante é o seu cheirinho suave, que não traz incômodos olfativos, e o elevado poder de absorção. Depois de aplicar na pele, em menos de cinco minutos já está tudo absorvido. Uma maravilha.

Hidratante facial "coringa"
Hidratante facial "coringa"
Foto: Reprodução

Hidratante Labial Nivea

O hidratante labial Nivea é um dos melhores que eu já testei porque, além de ótima hidratação, tem bom custo-benefício, se comparado a outros hidratantes nacionais e até a alguns importados. Ele contém em sua formulação a manteiga de Karite, rica em vitamina E, um excelente antioxidante que ajuda a remover células mortas e a manter a maciez dos lábios. Também tem óleo mineral que é eficaz no tratamento da pele ressecada, devido à sua capacidade em reter a água.

A dermatologista faz um alerta que eu, mera consumidora, não tinha me atentado: o fator de proteção solar, que é algo que também hidrata, mas principalmente protege do sol. Por isso, entre os Niveas, dá para escolher a opção MED Protection, que tem o componente em sua formulação. Há as opções com cor, para quem topa dispensar o batom e agregar no lip balm a função de hidratar e colorir os lábios. 

 

Se você é do tipo que carrega consigo um hidratante labial em cada bolsa, no escritório e na mesinha de cabeceira, faz muito bem. Segundo a médica, os lábios ressecam com a nossa fala e por isso precisam ser umedecidos. No inverno, a hidratação precisa ser redobrada, hein?

Hidratante Labial Nivea bom em hidratação e no preço
Hidratante Labial Nivea bom em hidratação e no preço
Foto: Reprodução

Cera nutritiva unhas e cutículas Granado

Não sou nenhuma especialista em unhas e achava que hidratar cutículas era apenas uma frescura e falta do que gastar dinheiro. Ingênua... Com a impossibilidade de fazer as unhas no salão e a minha falta de habilidade para fazer as unhas em casa, decidi comprar a cera nutritiva da Granado para quebrar um galho durante a pandemia. Resultado: estou há meses me perguntando como eu não tinha usado essa maravilha antes,

As minhas cutículas pararam de "pular" e até de encravar e eu nem lembro mais que elas existem. Nem vejo a mesma urgência de ir ao salão como antes. O produto não substitui as unhas feitas com alicate, é claro. Mas minimiza as imperfeições que às vezes incomodam. Vale o investimento no potinho, que apesar de pequeno (7g) dura bastante. 

Élseve Óleo Extraordinário, de L'Oréal Paris

Uma maravilha de produto: dura uma eternidade, dá aquela ajudada a selar as pontas e um brilho extra nos cabelos. Arrisco dizer que é um dos melhores reparadores de pontas do mercado, entre as marcas mais acessíveis. Eu uso antes ou após a secagem dos cabelos (para proteção térmica) e acho o resultado capilar super positivo, já que os fios ficam bem soltos. A dica é não exagerar na quantidade, uma vez que o produto tem silicone, e nem aplicar o conteúdo na raiz.  

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade