Touca da vovó ou chapinha? Veja 10 jeitos de alisar o cabelo

1 abr 2014
16h19
atualizado às 16h20
  • separator
  • 0
  • comentários

Em busca de um liso perfeito, qualquer mulher é capaz de fazer loucuras. Apesar da boa aceitação do cabelo natural hoje em dia, há que não abra mão de cada fio no seu devido lugar, seja pela praticidade de acordar, escovar e sair ou simplesmente por questão de gosto.

Escova e até produtos sem enxágue são opções para manter e prolongar o liso dos cabelos
Escova e até produtos sem enxágue são opções para manter e prolongar o liso dos cabelos
Foto: Shutterstock

Normalmente, a mulher que não abre mão do liso adere ao tratamento químico, técnica que está constantemente em evolução e com resultados cada vez melhores. Mas soluções simples, como lavar corretamente o cabelo, secar bem e hidratar, ajudam a prolongar o efeito do liso, garante a hairstylist Adriana Patatt, do Visage Coiffeur, no Rio de Janeiro.

Para ajudar nessa jornada, listamos dez ideias para manter os fios lisos, de técnicas, equipamentos, tratamentos até macetes simples.

Touca da vovó
Se você perguntar à sua avó qual a melhor maneira de deixar os fios lisos, ela certamente vai indicar a boa e velha touca de cabelo. O método consiste em enrolar o cabelo no entorno da cabeça. Para fixar o cabelo usa-se grampos e depois a touca de meia. No ano passado, a cantora Rihanna usou a tática da vovó como penteado para ir ao American Music Awards, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Lavagem correta
Se você faz alisamento químico deve evitar lavar o cabelo todos os dias. A lavagem diária retira a química dos fios. O ideal é lavar uma vez a cada dois dias. Caso o couro cabeludo seja oleoso, no segundo dia pela manhã use xampu em spray com efeito seco para manter o liso limpo e solto. No fim da lavagem, dê um jato frio em todo cabelo. O choque térmico sela as cutículas e dá brilho.

Seque com secador
O ideal é secar o cabelo com secador em temperatura média e com o aparelho a menos um palmo de distância dos fios, principalmente se você fez alisamento. O secador também ajuda a manter o resultado da escova progressiva. O calor do secador potencializa o efeito e alinha os fios. Antes do secador, aplique sempre protetor térmico.

Química
Quem não abre mão do liso absoluto é adepta de algum processo químico. São muitos os tratamentos disponíveis, escova progressiva, de chocolate e marroquina. Com cabelo ondulado, a atriz Juliana Paes faz uso da Escova Soft Gloss, tratamento para alisar com ativos naturais. O resultado é um cabelo disciplinado sem ser um liso estático.  

Escova correta
A escolha da escova para pentear o cabelo faz toda a diferença. Procure o modelo raquete (quadradona). Ela facilita o desembaraço dos fios e evita a quebra. Além disso, ela também ajuda a distribuir por igual a oleosidade natural dos fios. Os modelos de escovas com cerdas unidas e naturais também auxiliam a alisar e dar brilho.

Hidratação
Em todo processo químico ocorre perda de nutrientes e a estrutura capilar é modificada. A hidratação devolve esses nutrientes em falta, mantendo o equilíbrio. Os mais indicados são tratamentos com creatina e queratina, substâncias que protegem e fortalecem os fios alisados. Mas use moderadamente para não endurecer o fio.

Tinturas com moderação
Se você faz progressiva ou alisamento e ainda quer colorir, saiba que é possível, mas com certo cuidado. Ao fazer mais de um processo químico é preciso ter atenção com a compatibilidade, para não ocorrer desgaste e quebra. Se você tinge o cabelo e faz uso frequente de secador, use o protetor térmico para evitar o desbotamento da cor.

Chapinha
A chapinha é a uma das maneiras mais fáceis de obter os fios lisos. Mas evite passar no cabelo sujo ou com óleo reparador e creme de pentear. Essa combinação ‘frita’ o cabelo.  Use sempre em uma temperatura moderada. A atriz Débora Nascimento, como Tessália, da novela Avenida Brasil, recorria ao liso chapado.

Produtos sem enxágue
Invista em produtos sem enxágue para disciplinar e dar brilho ao cabelo, como silicone, leave in, spray de brilho e sérum. Esses produtos deixam os fios maleáveis e controlam o frizz. No cabelo seco, aplique o produto como recomendado, alguns são em todo comprimento e outros só para as pontas.

Escove o cabelo antes de dormir
Escove o cabelo antes de dormir. O atrito da escova com o cabelo ajuda distribuir a oleosidade da raiz até as pontas. Uma dica para não amassar o cabelo e manter o brilho é usar fronha de seda ou cetim.

Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade