Camada de lipídeos blinda o cabelo e protege contra o suor

O cloreto de sódio fica no cabelo após o suor secar. Ele resseca os fios - e muito. Saiba o que fazer para proteger seu cabelo neste verão

26 jan 2015
13h00
  • separator
  • comentários

Durante o verão, há grande preocupação com as agressões que agentes como sol, poeira, vento e água do mar e da piscina podem causar aos fios. O suor acaba sendo um elemento muitas vezes esquecido, mas que pode trazer prejuízos para a saúde e a beleza do cabelo, também exigindo atenção principalmente na estação mais quente do ano.

Para manter o cabelo bonito e saudável mesmo com ação do suor, é preciso investir em um bom leave-in e tratamentos com ações térmicas e nutritivas
Para manter o cabelo bonito e saudável mesmo com ação do suor, é preciso investir em um bom leave-in e tratamentos com ações térmicas e nutritivas
Foto: EpicStockMedia/Shutterstock

O dermatologista Newton Morais, da clínica Mais Excelência Médica, em São Paulo, explica por que o suor causa danos aos fios: “Quando evapora, o que sobra do suor é o cloreto de sódio, ou seja, sal, que desidrata e resseca, além de causar o frizz tão indesejado ao fios”.

Em período de calor intenso, uma possível solução para evitar essa ação do sal é lavar o fios diariamente. “Se há intensa sudorese todos os dias, deve-se lavar os fios todos os dias. A regra é: cabelo tem que estar limpo. Só não pode lavar e dormir ou prendê-lo molhado para não quebrá-lo”, indica o médico.

Cuidados diários
O hair stylist Marcelo Brito, do Studio Tez, em São Paulo, explica que o suor pode bloquear os poros, ser absorvido por eles, comprometendo também a saúde do couro cabeludo: “Se optar por lavar o cabelo diariamente, é preciso investir em uma máscara potente ou um bom condicionador, para evitar o desgaste. O grande truque é usar leave-in a base de lipídios para criar uma blindagem, isso fará com que o sal não penetre no fio”.

Tratamentos
Para quem já está com o cabelo detonado pelo suor, o ideal é investir em tratamento que sela os fios e reconstrói a fibra capilar. “No salão, aconselho optar por reposição de queratina ou ampolas com ação térmica e nutritiva para manter a saúde do cabelo, fechar as cutículas e proteger dos danos nesse período”, aponta o hair stylist.

Segundo o profissional, o segredo desses tratamentos, que corrigem e nutrem a fibra desgastada pelo suor, é o processo de selagem: “Durante a aplicação, o produto de hidratação penetra na escama do cabelo e depois, com a ajuda da chapinha, fica preso na fibra porque o calor fecha as cutículas. O procedimento garante cabelo mais saudável e recuperado das agressões durante mais lavagens do que hidratações normais”. 

Fonte: Canarinho Press

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade