PUBLICIDADE

Caspa, eu? Tire 10 dúvidas sobre esse problema chato

O incômodo não tem cura, mas controle, e tende a piorar no inverno

12 ago 2015 - 16h27
Compartilhar
Exibir comentários

A caspa é um incômodo e tanto. Costuma ficar visível tanto na cabeça quanto ao cair nas roupas escuras. Sofre com esse problema ou conhece alguém com ele? Pois saiba que realmente não é causado pela falta de higiene, apesar de poder ser agravado por ela. Como tratar? O que piora a situação? Tire essas e outras dúvidas com as explicações das dermatologistas Silvia de Mello, da Clínica Ivo Pitanguy, e Karla Assed.  

Siga Terra Estilo no Twitter

Foto: iStock

1 - O que é caspa?

A caspa, também conhecida como dermatite seborreica, é uma inflamação na pele que provoca descamação e vermelhidão. “Tem caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. Tanto em adultos como em crianças, não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Também não é uma alergia e nem é perigosa”, disse a dermatologista Karla.

2 - O que causa a caspa?

Não há uma causa totalmente conhecida, mas sabe-se que a inflamação pode ser genética ou desencadeada por alergia, estresse, tempo frio, excesso de oleosidade e pela presença do fungo Pityrosporum ovale, como informou Karla. “Também aparece em pacientes com alterações neurológicas que ficam acamados, havendo aumento dos níveis sebáceos. Acredita-se que a carência de zinco e biotina poderia levar à dermatite seborreica”, completou a dermatologista Silvia.

3 - Caspa também pode surgir em outras regiões do corpo além da cabeça?

Sim. Pode aparecer em algumas áreas da face (sobrancelhas, pálpebras, cantos do nariz e atrás das orelhas) e colo. “Geralmente, ela ocorre onde a pele é mais oleosa”, comentou a dermatologista Karla. “A dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta-láctea, é uma condição inofensiva e temporária, em que aparecem crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha”, acrescentou a médica.

4 - A caspa não é causada pela falta de higiene, mas pode haver alguma ligação entre elas?

Sim, porque se diminuir o número de lavagens, o couro cabeludo fica mais oleoso, favorecendo o problema, como informou a dermatologista Karla.

Foto: iStock

5 - Como tratar a caspa? Tem cura?

Não tem cura, mas controle. O tratamento é feito com xampus à base de zinco, enxofre, antifúngicos, ácido salicílico, como informou a dermatologista Karla. “Deve-se também lavar o couro cabeludo com mais frequência, retirar completamente o xampu e evitar o uso de condicionador, gel, boné, banhos muito quentes”, completou. “Evite lugares com muito vento, frio e calor excessivo. O estresse também deve ser controlado, como fazer exercícios físicos frequentemente”, ensinou a dermatologista Silvia.  

6 - A alimentação pode favorecer a caspa?

Pode. Por isso, devem-se evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.

7 - Passar a mão nos cabelos e/ou pentear com frequência pode aumentar as chances de caspa?

Sim, porque essas atitudes aumentam a oleosidade dos fios, o que favorece o surgimento da caspa, como informou Karla. 

8 - Homens realmente têm mais chances de ter caspa que mulheres?

Sim, “porque tendem a ter o couro cabeludo mais oleoso”, esclareceu a dermatologista Karla.

9 - Excesso de xampu a seco pode causar caspa?

Sim, “porque pode tamponar os poros e aumentar a glândula, produzindo mais óleo para tentar hidratar mais o couro cabeludo”, explicou a dermatologista Karla. Portanto, use-o apenas quando realmente necessário, sempre priorizando as lavagens.

10 - No inverno, a caspa tende a piorar?

Sim. Os culpados são o menor número de lavagens, banhos em temperatura elevada, secador muito quente, uso de gorros. “Todos esses fatores aumentam a oleosidade do couro cabeludo”, explicou Karla.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade