Xô oleosidade! Cabelos assim, não mais!

5 jun 2017
08h00

O cabelo oleoso deixa os fios com aspecto molhado e pouco apresentável. A falta de higiene, porém, é somente um dos inúmeros fatores que podem causar o problema.

O excesso de oleosidade vem da produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Ela varia de pessoa para a pessoa por questões genéticas, porém, se destaca no começo da adolescência por estar ligada diretamente à produção de hormônios.

Dá sim para acabar com o excesso de oleosidade do cabelo
Dá sim para acabar com o excesso de oleosidade do cabelo
Foto: marxphoto - iStock

O estresse e a má alimentação contribuem para a maior oleosidade das madeixas. Por isso, faça refeições balanceadas, tome muita água e tente equilibrar o seu dia a dia para não sofrer tanto com a correria.

Uma das soluções mais simples para acabar com o transtorno é utilizar um shampoo destinado ao couro cabeludo para controlar a oleosidade.

Não é necessário mudar muito a rotina, apenas acrescente, aos poucos, shampoo e condicionador específicos para esta parte do corpo.

Deixar o cabelo bastante tempo sem lavar pode acumular resíduos no couro cabeludo e aumentar a produção sebácea. Ao mesmo tempo, lavar demais, tem o mesmo efeito: regar os fios mais de uma vez por dia estimula a região, fazendo-a produzir mais óleo.

Outra dica importante é evitar a água quente na hora do banho. Água morna ou fria limpam bem as madeixas e ainda evitam a agressão da pele.

Se o problema persistir, consulte um dermatologista da sua confiança, pois quem sabe um tratamento específico seja o mais indicado.

TC

compartilhe

publicidade
publicidade