Qual a ligação entre pele oleosa e cabelo oleoso?

3 mai 2017
08h00

São diversos os fatores que podem influenciar na oleosidade de sua pele e cabelos: calor, umidade, puberdade, genética…Quem tem um cabelo mais denso, de boa textura, ou com abundância de pelos, normalmente, tende a sofrer mais com o problema.

Apesar de terem certa relação, porém, quem possui um cabelo oleoso não precisa ter, necessariamente, uma pele oleosa ou vice-versa. Mas, como pode acontecer, é importante você ficar atenta às causas do problema.

Foto: VladimirFLoyd - iStock

A oleosidade dos cabelos e da pele é resultado, na maioria das vezes, do aumento da produção de sebo por glândulas presentes em praticamente todo o nosso corpo. Como há uma concentração delas na região do couro cabeludo e do rosto, essas áreas acabam sendo mais afetadas.

Se a oleosidade se concentrar somente nos fios e couro cabeludo, um bom shampoo específico para cabelos oleosos que cuide do couro cabeludo é a solução mais rápida e eficiente para a mitigação do problema.

Entretanto, se mesmo com produtos específicos, o seu cabelo continuar sem saudabilidade, os motivos por trás dessa situação podem residir na falta de ingestão de vitaminas ou em uma dieta não balanceada ou com muitos alimentos gordurosos.

Um eventual desequilíbrio hormonal ou até mesmo questão genética não podem ser descartados, mas quem responderá isso será um médico da sua confiança.

É ele quem olhará para a condição da sua pele e pelos, podendo fornecer estratégias de tratamentos ou prescrevendo produtos específicos.

Lembre-se sempre: couro cabeludo é pele e a saúde dele interfere – e muito – no aspecto final dos cabelos.

Fonte: TC

compartilhe

publicidade
publicidade