Cabelo poroso? Saiba como identificar

14 jul 2017
08h00

Conhecer o seu cabelo é importante para encontrar o tratamento certo para ele. Existem os fios oleosos, mistos, ressecados e, claro, os porosos, que são os mais secos e mais complicados de tratar.

O cabelo poroso precisa de cuidados específicos para que continue saudável e maravilhoso
O cabelo poroso precisa de cuidados específicos para que continue saudável e maravilhoso
Foto: Noraluca013 - iStock

O hairstylist e make-up artist do salão Salve Madalena, Gus Lise, explica que o cabelo poroso tem, em geral, deficiências em sua cutícula. “A manutenção e a fixação dos nutrientes essenciais para a saúde se tornam mais difíceis, fazendo com que as madeixas fiquem secas, ásperas, volumosas e sem brilho.”

Em um estado mais avançado, o cabelo se torna ainda quebradiço devido à falta de elasticidade.

De acordo com Lise, a exposição ao sol sem cuidados, cabelos em contato com suor (após exercícios físicos) e não lavados na sequência, e o contato com a água do mar e piscinas são fatores definitivos na desconstrução dos fios.

O ideal é sempre analisar quais são os motivos que estão tornando o cabelo poroso.

O hairstylist diz que a porosidade pode vir também de dentro para fora: “Fatores como estresse, mudanças hormonais, gravidez, pós-cirúrgico, cigarro e anemia podem deixar os fios mais debilitados e devem ser diagnosticados com ajuda de médicos especialistas. E, assim, tratados em conjunto com produtos de salão”.

Para que os cabelos porosos sejam corrigidos, é preciso selar a cutícula dos fios com shampoos e condicionadores hidratantes. Finalizar o cabelo com um leave-in e apostar em máscaras reparadoras são procedimentos que devem ser considerados.

Fonte: TC

compartilhe

publicidade
publicidade