Blindagem capilar protege os fios e pode ser feita em casa

15 jun 2017
08h00
atualizado às 09h57

A blindagem capilar é uma técnica de reconstrução do cabelo que ajuda na proteção e recuperação do brilho e saúde dos fios. Ela é recomendada, principalmente, para quem faz muitos processos químicos e para as mulheres que possuem madeixas ressecadas.

A blindagem pode ser o que faltava para o seu cabelo voltar a ficar brilhante e macio
A blindagem pode ser o que faltava para o seu cabelo voltar a ficar brilhante e macio
Foto: Kharichkina - iStock

O objetivo é "blindar" os fios contra as ações externas a ele, usando a reposição de nutrientes e o cuidado com sua estrutura, que deve acontecer de dentro para fora. As cutículas capilares são fechadas, formando, assim, uma camada de cobertura contra futuros danos.

No salão, o procedimento começa com a lavagem das madeixas antes da colocação do produto, que deve ser a base de queratina, creatina, extrato vegetal ou ácido láctico. O tempo de ação varia de acordo com a marca, durando de uma a duas horas.

Se você decidir cuidar dos cabelos em casa, o passo a passo é o mesmo: primeiro, lave o cabelo com shampoo e enxague bem os fios com uma toalha. Aplique o produto de sua preferência – eles são encontrados em farmácias e supermercados – em cada uma das mechas do cabelo, tomando cuidado para não tocar na raiz.

Após deixar o produto agir, tire os resíduos com água morna ou fria e finalize com uma máscara de hidratação.

Além do método para blindar o cabelo contra os procedimentos químicos, existem ainda técnicas que ajudam a fazer a proteção dos fios contra maus odores, fumaça de cigarro e até poluição.

É possível também fazer a blindagem das madeixas contra a umidade. O tratamento, no entanto, é indicado para os cabelos mais volumosos e para as mulheres que gostam de fazer escova. Neste segundo caso, o processo ajuda a aumentar o tempo de duração do resultado.

A frequência da blindagem capilar varia de acordo com a condição em que o seu cabelo se encontra. Em média, a sugestão é realizar o procedimento de 15 em 15 dias ou de mês em mês.

Depois de todas as etapas, atenção com o couro cabeludo é essencial para que as madeixas continuem exuberantes e os resultados durem mais.

Não deixe de colocar, aos poucos, um shampoo e um condicionador próprios para esta parte do corpo e... fique linda!

Fonte: TC

compartilhe

publicidade
publicidade