7 formas de manter seu couro cabeludo sempre saudável

3 mai 2017
08h00
atualizado em 17/5/2017 às 13h19
  • separator
  • comentários

Ter um couro cabeludo sadio é essencial para manter os cabelos lindos, hidratados e brilhantes. O cuidado com essa parte da nossa pele também evita problemas como a descamação, oleosidade em excesso e até desnutrição das madeixas.

A atenção deve começar pela raiz, responsável pela maneira como os fios se comportarão. Uma base saudável produz cabelos mais fortes e menos propensos à queda e quebra.

Cuidar do couro cabeludo não é só uma questão estética e deve ser levada a sério
Cuidar do couro cabeludo não é só uma questão estética e deve ser levada a sério
Foto: liza5450 - iStock

Confira estas 7 sete dicas para tratar a força do seu couro cabeludo e realçar a beleza dos seus fios:

1. Escolha o shampoo e o condicionador adequados

O seu cabelo precisa de produtos feitos especialmente para o tipo da estrutura que ele possui. Por isso, shampoos e condicionadores da mesma linha são ideais para promover resultados satisfatórios e em um curto espaço de tempo. Além disso, se você tem a raiz do cabelo oleosa, já teve coceira ou descamação, é importante incluir na sua rotina um shampoo específico para o cuidado com o couro cabeludo.

2. Lave alternadamente

Não lavar o cabelo regularmente e deixá-lo muito sujo pode aumentar a oleosidade da pele e dos fios. O ideal, portanto, é que você alterne os dias de enxágue. Somente fios muito oleosos precisam ser lavados diariamente.

3. Use água morna ou fria

Na hora do banho, não deixe a água muito quente. Altas temperaturas acabam ressecando o cabelo, podendo levar também ao aumento da oleosidade dos fios e descamação do couro cabeludo.

4. Não coce com as unhas

Esfregar os produtos com as unhas nã

o ajuda na limpeza e ainda oferece o risco de formação de feridas e irritações na pele. Massageie o couro cabeludo sempre com os dedos, suavemente.

5. Cuidado com a química!

Pintar o cabelo, fazer escova progressiva ou permanente, pode deixar seu couro cabeludo mais propenso a queimaduras e descamações. Antes de ir em frente com qualquer procedimento químico, teste o produto na nuca para evitar alergias em toda a região.

6. Atenção com o sol

O couro cabeludo é sensível aos raios solares, portanto, saia de casa protegida! Se o dia estiver muito quente, aposte em chapéus, bonés ou acessórios que cubram a cabeça.

7. Alimente-se bem

A alimentação influencia – e muito – na saúde do seu couro cabeludo. Proteínas e alimentos ricos em zinco, como nozes e frutos do mar, ajudam no fortalecimento dos fios e na redução da oleosidade.

TC

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade