Chapinha faz mal ao cabelo? Mito! Confira mais verdades

12 mai 2017
08h00
atualizado em 17/5/2017 às 13h08

Chapinha resseca os cabelos, chapinha exige produtos para o antes e o depois, chapinha não pode ser feita com os cabelos molhados... Os mitos e verdades sobre nossa “melhor amiga” na hora em que precisamos dos fios lisos e brilhosos são muitos. Por isso, decidimos te ajudar de uma vez por todas. Leia com atenção e fique linda – e saudável!

Cuidado para não cair nos mitos da internet, é possível usar a chapinha e ter um cabelo saudável
Cuidado para não cair nos mitos da internet, é possível usar a chapinha e ter um cabelo saudável
Foto: ValuaVitaly - iStock

1. Usar chapinha faz mal ao cabelo

MITO

A chapinha não danifica as madeixas, desde que você use o aparelho na temperatura certa (até 190ºC) e passe produtos corretos para proteger os fios. Se usada com parcimônia, a chapinha pode ser usada dia sim, dia não. Mas o uso indiscriminado pode esticar demais os cabelos e prejudicar a saúde do couro cabeludo.

2. Secar o cabelo antes protege os fios

VERDADE

Este é um ponto importante. Realizar uma pré-secagem evita que a água, em contato com o equipamento, provoque danos aos fios, uma vez que podem aquecê-los. Além disso, esse procedimento permite a realização de pen

teados mais bonitos e bem finalizados. Outro ponto importante é um pré-produto, como o uso de um leave-in com queratina.

3. A chapinha queima o couro cabeludo

VERDADE

Quando próximo do couro cabelo, isto é, a menos dos três centímetros recomendados, o equipamento aquecido pode provocar queimaduras - algumas delas, graves. Portanto, cuidado ao manejá-la e evite deixá-la nas mãos de crianças e adolescentes.

4. Quem possui cabelos finos não pode usá-la

MITO

Não existe restrição quanto aos fios menos encorpados, mas atenção: o equipamento precisa estar a uma temperatura mais baixa do que o normal, a cerca de 150ºC. Se seus cabelos forem tingidos, vale a mesma cartilha: temperatura até 150ºC e não os 190°C recomendamos normalmente, sob pena de desbotarem.

5. O equipamento de metal oferece riscos

VERDADE

O modelo com metal, em vez daquele feito com cerâmica, alcança temperaturas altíssimas. Se você tem um desses em casa, recomenda-se desligá-lo da tomada em certos períodos. Desta forma, evita-se acidentes. As pranchas de cerâmica costumam estabilizar a temperatura, evitando possíveis acidentes.

6. Chapinha faz crescer o cabelo

MITO

Cabelos crescem não por chapinha, mas sim a saúde capilar e do corpo, como um todo. Manter o couro cabeludo limpo e respirando, utilizar shampoo e condicionador corretos, e, ao sinal de problemas de queda ou crescimento excessivo procurar um médico, são ações que contribuem para a saudabilidade dos fios e um crescimento correto dos mesmos. O cabelo tem um crescimento médio de 1cm ao mês, 12cm por ano, e varia conforme a pessoa.

Agora que você já sabe o que pode e não pode, use a chapinha ao seu favor! Para um procedimento perfeito, inicie sempre o alisamento pela raiz, mantendo a prancha a 90º. Uma vez com o cabelo puxado para o alto, inicie o acompanhamento dos fios seguindo o formato da cabeça. Faça uma pressão forte e puxe bem até as pontas e pronto.

Fonte: TC

compartilhe

publicidade
publicidade