PUBLICIDADE

Alisamento caseiro pode ser alternativa de risco

Saiba por que o alisamento caseiro é arriscado e fique por dentro de alternativas para manter os fios bonitos e saudáveis.

12 nov 2015 - 15h45
Compartilhar
Exibir comentários

Não seria ótimo poder acordar todos os dias com os fios alinhados, sem motivo para dor de cabeça? Melhor ainda se fosse sem comprometer parte do seu salário, não é? Porém, a realidade nem sempre é como nós esperamos. Na esperança de um , muita gente acaba se aventurando pelo alisamento caseiro sem se dar conta dos riscos.

Para alisar o cabelo, independentemente da técnica, você precisa modificar a estrutura do fio. Ao fazer isso, as madeixas são agredidas. Para não correr riscos de perder a cabeleira ou estragá-la para sempre, é preciso cuidado, atenção e informação.

Cuidados ao apostar no alisamento caseiro

A prancha de cabelo, popular chapinha, acompanhada do secador para os fios mais enrolados, consegue dar um efeito liso e brilhante aos fios. No entanto, o calor excessivo prejudica as madeixas e, por isso, é preciso cautela no uso. Hidratações periódicas e outros cuidados diários também caem bem.

Uso constante de secador e chapinha pode agredir os fios.
Uso constante de secador e chapinha pode agredir os fios.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Para resultados definitivos, os se popularizaram rapidamente. Com valores variados, muitas pessoas acabam procurando essas alternativas mais em conta para domar os fios sem quebrar o orçamento.

Só que, para garantir um procedimento saudável e não correr riscos, é preciso ter consciência de que a utilização de produtos químicos em casa deve ser evitada sempre. Isso porque cada cosmético tem uma maneira específica de uso e exige cuidados que, muitas vezes, leigos não possuem.

Também é importante evitar o formol em qualquer caso, tanto no alisamento caseiro quanto no de salão de beleza. O uso da substância em tratamentos capilares é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O formol é considerado cancerígeno, causa irritação na pele e nos olhos e pode provocar lesões.

Para quem quiser apostar no alisamento caseiro, a maneira mais segura é investir em tratamentos naturais. Apesar de essas opções não oferecerem resultados iguais aos de salão, impedem que você danifique os fios de maneira irreversível ou até mesmo cause lesões mais sérias à pele e ao couro cabeludo.

Para manter o visual bonito, é preferível que você invista em máscaras de hidratação e nutrição para manter os fios saudáveis. Um cabelo com saúde não só fica mais atraente como é muito mais fácil de ser arrumado da maneira que você mais gosta.

Opte por um profissional

Os alisamentos feitos em casa oferecem riscos e, por isso, devem ser evitados. Apesar de algumas pessoas acreditarem em receitas milagrosas, é importante ter em mente que cada pessoa responde de forma diferente a qualquer tratamento.

O ideal é conversar com um profissional sobre as alternativas. Um , hidratação constante e cuidados diários podem contribuir para , sem colocar a sua saúde em risco.

Se você não abre mão da ideia do alisamento, vale revisar o orçamento e economizar um dinheirinho para realizar o processo em um lugar de confiança. Que tal deixar para trás aquela peça de roupa da vitrine ou aquela saidinha no final de semana? Assim, você alcança o seu objetivo sem arriscar uma dor de cabeça maior que a de quando o cabelo não se ajeita.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade