PUBLICIDADE

Cabelo platinado: tire as principais dúvidas sobre esse tom

Quer radicalizar com o cabelo platinado? Especialista ensina os cuidados para manter o loiro querido das famosas

12 jun 2022 - 17h00
Ver comentários
Veja como cuidar do loiro platinado
Veja como cuidar do loiro platinado
Foto: Reprodução / Instagram @jadepicon e @luisasonza / Alto Astral

Sabe aquele cabelo que nunca sai de moda e serve para quando você precisa fazer uma transformação radical no visual? Esse é o cabelo platinado! Queridinho entre as mulheres (e homens) há anos, é impossível a descoloração dos fios não gerar um impacto daqueles, especialmente quando a nova platinada deixou para trás madeixas mais escuras.

Além disso, o cabelo platinado é quase que uma tendência entre as famosas. A cantora Bebe Rexha usa o estilo desde o início da carreira e as irmãs Kardashian vez ou outra recorrem ao visual para apimentar as fotos de Instagram. Selena Gomez, por sua vez, também já surpreendeu os fãs ao aparecer com o cabelo loiro nas suas redes sociais em 2021.

Em terras brasileiras, apesar de naturalmente loira, a cantora Luísa Sonza foi flagrada com o cabelo platinado no início de julho do ano passado e segue com o visual até hoje. Além dessa, uma das transformações mais comentadas foi a da influenciadora Jade Picon, que abandonou os fios naturais e ficou platinada. Apesar de ter voltado ao castanho para entrar no BBB 22, ela já admitiu estar com saudade da versão loira. 

No entanto, sabemos que o loiro não é uma tonalidade fácil de cuidar, pois demanda tempo e investimento. Além disso, será que ele serve para todos? Com a ajuda da hairstylist Bella Assumpção, respondemos algumas dúvidas sobre os cabelos platinados. Veja abaixo: 

Como é a lavagem?

"A lavagem vai depender muito da rotina de cada pessoa e a frequência com que lava o cabelo. É legal fazer um cronograma capilar, alternando nutrição, reconstrução e hidratação", indica a profissional.

Para aquelas que gostam de lavar os cabelos todos os dias, ela ainda recomenda o uso de um leave-in e um reparador de pontas, para fazer a umectação, ou seja, hidratação e fortalecimento dos fios. Além disso, se necessário, vale ainda inserir um matizador na rotina para os cabelos!

E quanto a hidratação?

Segundo Bella, "a hidratação é fundamental para manter os fios com brilho e saudáveis, já que é um cabelo que tende a ser mais ressecado". Ela ainda complementa dizendo ser importante utilizar um produto de boa qualidade, capaz de repor a massa dos fios.

E atenção: para evitar aquele aspecto ressecado, muito comum nas madeixas platinadas, a especialista recomenda o uso de secador em uma temperatura mais fria e manter a reconstrução capilar em dia. "Além disso, é sempre bom uma visitinha no salão para um tratamento mais profundo", observa.

Como funciona o dia a dia do cabelo loiro?

Sobre a manutenção, Bella é enfática: "É importante usar protetor térmico antes de utilizar chapinhas, secadores e modeladores. Aposte nos óleos capilares todos os dias para selar as pontas dos fios", recomenda.

Vale mencionar que os óleos capilares podem ser aplicados nos fios mais de uma vez ao dia. No entanto, a hairstylist recomenda que, nesse caso, é importante escolher um produto leve para que o cabelo não fique com um aspecto engordurado.

Como manter a aparência saudável?

"Para manter a aparência do loiro saudável é necessário investir em produtos de ótima qualidade, evitar o uso de aparelhos quentes no fio e dar preferência à escova terapêutica. É importante a utilização de uma escova de madeira para evitar pontas duplas", afirma Bella.

Além disso, apesar de não ser impossível manter o platinado em casa, a profissional recomenda fortemente visitas ao salão para fazer reconstrução. "Porque o cabelo fica muito sensível e às vezes precisa de reposição de queratina, ou carbono, ou quaisquer necessidades que um bom profissional possa notar — um olho bem treinado faz toda diferença nessas horas. Além do retoque que é essencial", explica.

Para não dar errado!

Segundo Bella, a dica de ouro para o cabelo platinado não dar errado é, na hora da descoloração, apostar em um fundo de clareamento correto — ou seja: "abrir [o tom] na altura próxima do 10, um loiro claríssimo", finaliza.

Fonte: Bella Assumpção, hairstylist e especialista em colorimetria, visagismo, mega hair, química de alisamento e permanente.

Alto Astral
Publicidade
Publicidade