PUBLICIDADE

Aprenda a fazer tie dye e saiba como utilizar a estampa nos looks

A tendência dos anos 70 foi resgatada durante a Semana de Moda de Paris de 2019

2 jun 2020 09h24
| atualizado em 6/9/2020 às 07h25
ver comentários
Publicidade
Como fazer tye dye
Como fazer tye dye
Foto: Reprodução/Pinterest / Alto Astral

Você sabe como fazer tie dye? A tendência, que vem ganhando força desde 2015, foi anunciada como destaque durante a Semana de Moda de Paris de 2019. Até agora, ela já se reinventou de diferentes maneiras, ganhando estampas em diversas peças cotidianas.

O desfile da designer britânica Stella McCartney, por exemplo, foi um dos que mais apontaram que o estilo voltaria a ser trend nas estações que seguiriam. Inspiradas no vestuário hippie dos anos 70, as roupas de padronagens psicodélicas e cores complementares tem tudo para compor o nosso guarda-roupa, principalmente em camisetas, camisas e vestidos.

Pensando nisso, nós preparamos um tutorial para você aprender a realizar a técnica em casa, aproveitando aquelas peças que já estão mais velhinhas.

Como fazer tie dye?

Existem várias técnicas que resultam em diferentes tipos de tie-dye. Porém, o efeito marmorizado - que deixa as cores bem misturadas - são preferência da grande parte das pessoas que procuram aprender como realizar o do it yourself em casa. Quem tem usado bastante esse estilo é a cantora e ex-BBB, Manu Gavassi.

Materiais básicos que você vai precisar:

  • Camisa
  • 3 frascos de tinta de tecido (sugestão: rosa, amarela e azul);
  • 250ml de água;
  • Elástico (finos de preferência);
  • 3 Copos descartáveis.

1° passo

O primeiro passo é diluir, integralmente, cada uma das tintas escolhidas em um copo cheio com 250ml de água. Uma dica é completa-lo com o líquido até a boca do recipiente (caso ele seja do tamanho regular).

2° passo

Diluída a tinta, partiremos para a segunda etapa, que é aquela que precisa de mais cuidado. Nesta fase, você dobrará a camiseta ou a peça de roupa que escolheu de acordo com a textura que deseja. Aqui, nós ensinaremos a técnica de efeito marmorizado, portanto, para isso, amasse as bordas da blusa (como se estivesse arrastando) em direção ao centro. Quando ela tiver formado uma espécie de "montinho" engrunhado, prenda o formato com alguns elásticos.

3° passo

Com as tintas diluídas em mãos, você irá espalhá-las conforme sua preferência em todos os cantos da peça, tomando cuidado para não concentrar muito as cores e prestando atenção se todas as regiões estão sendo pigmentadas para evitar que alguma parte de dentro continue branca. Vire o "montinho" e faça o mesmo do outro lado. Deixe secar.

Dica: Espere secar bem antes de abrir o material e estender. Além disso, confira, também nas instruções da tinta qual o tempo mínimo que deve ser aguardado antes de realizar a primeira lavagem. Assim, você evitará o desbotamento das cores. Por fim, vale ressaltar que, dependendo dos tons escolhidos, eles resultarão em outros por conta da mistura.

Inspirações de peças para fazer em casa!

Alto Astral
Publicidade
Publicidade