0

Aprenda a evitar o cheiro de suor nas axilas durante o verão

14 fev 2014
07h11
atualizado em 26/2/2014 às 11h33
  • separator
  • 0
  • comentários

Com o predomínio da massa de calor que toma conta de todo o Brasil, é natural que muita gente passe a suar mais do que o esperado para resfriar o corpo e fazê-lo funcionar numa temperatura adequada. No entanto, apesar de normal, esse aumento de transpiração costuma provocar bastante desconforto para homens e mulheres.

Uma das principais razões para isso é o implacável mau cheiro provocado por bactérias presentes na pele que contaminam, geralmente, a região das axilas e dos pés, desenvolvendo um odor forte e desagradável, que recebe o nome de bromidrose. 

Para contornar o problema, hábitos simples como lavar os locais afetados e dar preferência a produtos específicos são fundamentais. “O tratamento para evitar o incômodo costuma ser feito com sabonetes antissépticos, cremes com antibióticos ou antifúngicos e desodorantes especiais que dificultam o crescimento dos micro-organismos responsáveis por desenvolver o mau cheiro”, informa Daniela Schmidt Pimentel, dermatologista do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.

Além disso, vale a pena secar bem a pele após o banho, especialmente entre os dedos dos pés, trocar as roupas e meias diariamente e manter uma alimentação balanceada. Isso porque alguns alimentos que contêm enxofre,  como o alho e a cebola, podem ser eliminados pelas glândulas sudoríparas, liberando odores nada agradáveis ao olfato.

Já nos casos em que há o excesso de suor - a chamada hiperidrose -, pode-se associar loções com hidróxido de alumínio, que devem ser usadas no local duas vezes ao dia, além de optar por um tratamento estético bem famoso entre as mulheres. “A aplicação da toxina botulínica, por exemplo, quando feita por um dermatologista na área desejada, oferece ótimos resultados”, indica Carla Bortoloto, dermatologista e professora da pós-graduação em Dermatologia pela Faculdade de Medicina Souza Marques.

Diante disso, confira, na galeria de fotos, algumas opções de desodorantes, que têm a função de perfumar o corpo e possuem ingredientes antibacterianos que eliminam as bactérias que causam o incômodo.

Fonte: Agência Hélice
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade