0

Água de arroz: conheça os benefícios da técnica para a pele e o cabelo

O tratamento auxilia na hidratação, diminuição de manchas e proteção contra os efeitos nocivos do sol

21 jul 2020
09h59
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

De origem asiática, o método que utiliza a água de arroz para manter a pele saudável e rígida vem ganhando cada vez mais adeptos. A explicação estaria na rápida visualização das suas vantagens quando aplicado diariamente. Seja para hidratar a região do rosto, retardar o envelhecimento e melhorar a estrutura capilar.

O grão é benéfico para o organismo por conta do ácido kojico presente na sua composição e usado na fabricação de diversos cremes. A partir do seu cozimento, o alimento libera sais minerais, vitaminas do complexo B e antioxidantes conhecidos como fenólicos.

A melhor parte desse tratamento é que ele pode ser feito em casa, sem gastar nada. Ficou interessada e quer começar a aplicar ainda hoje? Confira todos os detalhes da técnica e adicione esse hábito a sua rotina de skincare.

Como fazer?

Antes de começar o processo, é importante conhecer os melhores tipos de grãos para alcançar o resultado desejado. Arrozes coloridos e integrais são os mais indicados, sempre priorizando aqueles que não possuem agrotóxicos, ou seja, os chamados "orgânicos". Após escolher o alimento certo, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Para fazer a receita caseira, lave uma xícara de arroz e, depois, coloque o alimento junto da água filtrada em um recipiente vedado. Mexa um pouco, tampe e deixe descansar por 24 horas. Depois, coe o arroz e utilize só a água. Os grãos podem ser utilizados para cozinhar normalmente e o líquido deve ser usado na pele em, no máximo, 2 dias. Caso queira dar um aroma diferente ao preparo, você pode pingar algumas gotas de óleo essencial ao seu gosto.

Modo de usar?

Para a pele, a receita deve ser aplicada com o auxílio de um algodão. Mergulhe-o na água de arroz, e passe suavemente sobre toda a região do rosto. Deixe agir por 10 à 15 minutos. Seque com uma toalha. Depois, aplique um creme hidratante ou um protetor solar. Você pode realizar o procedimento todos os dias.

Já para o cabelo, o ideal é passar sobre a extensão do fio e massagear o couro capilar suavemente, após a utilização do shampoo. Deixe por 20 minutos e enxágue, novamente, com água morna. O recomendado é seguir o método 2 vezes por semana.

Benefícios da água de arroz

  • Hidratação: a água de arroz possui nutrientes hidratantes e antioxidantes que agem para manter a pele sempre saudável.
  • Antienvelhecimento: a presença da vitamina B na água de arroz, ajuda no crescimento celular, prevenindo o envelhecimento e reduzindo linhas de expressão.
  • Para reduzir manchas: esse produto natural previne a formação de melanina que causa hiperpigmentação, reduzindo assim as manchas mais escuras.
  • Calmante: a água de arroz acalma a pele, pois estimula o fluxo sanguíneo e auxilia no tratamento de inflamações cutâneas, como as causadas pela acne.
  • Proteção contra o sol: alguns dermatologistas afirmam que o produto absorve os raios ultravioleta e pode oferecer uma leve proteção contra o sol. 

Contraindicação

Não há qualquer restrição para o uso da água de arroz, mas suas ações sobre a pele e o cabelo devem ser acompanhadas cuidadosamente após a aplicação. Caso sinta a cútis sensível ou irritada, procure um dermatologista.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade