1 evento ao vivo

Veja 8 alimentos que enriquecem o macarrão das crianças

16 mai 2014
08h01
  • separator
  • 0
  • comentários

Uma das comidas preferidas das crianças, o macarrão é nutritivo, fonte de carboidrato e fornece energia ao organismo. Para uma refeição equilibrada e completa, o ideal é que seja servido sempre com uma fonte de proteína, por exemplo, a carne ou frango, e com um alimento rico em vitaminas e minerais, como os legumes e as verduras.  

O molho da massa pode e deve ser incrementado, para ficar mais nutritivo e saboroso
O molho da massa pode e deve ser incrementado, para ficar mais nutritivo e saboroso
Foto: Shutterstock

Mas nem sempre os pequenos gostam de comer “os verdinhos”, principalmente os mais seletivos. Para incentivar seu filho a experimentar novos alimentos, você pode incrementar o molho, deixando-o mais saboroso e nutritivo. Quem dá as sugestões é a professora Fernanda Corrêa, docente do curso de Nutrição, da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Criatividade no preparo
Invista nos temperos, como a cebola e a salsa picadas e no alho amassado. Você pode enriquecer o molho do macarrão adicionando tomate, espinafre (inclua os talinhos), cenoura ralada, pimentão vermelho e até folhas de beterraba.

“Para deixá-lo ainda mais nutritivo, adicione ao cozimento alguns legumes ou verduras, e carne ou frango. Ou, depois de pronto, coloque iscas de frango ou de carne grelhada”, orienta a professora, que faz outra recomendação: “cozinhar os legumes, como a cenoura e a batata, com a água do macarrão não faz com que ele absorva os nutrientes, pois ficam na água”.

Massa integral
Comparado ao tradicional, o macarrão integral é rico em fibras e contém mais nutrientes. “Por isso, sempre que possível, substitua o tradicional pelo integral”, orienta Fernanda. Na hora do preparo do molho, ponha um fio de azeite extravirgem, que é fonte de gordura monoinsaturada, considerada benéfica à saúde. “O mesmo não vale para a receita do molho para uma criança que está acima do peso, pois, em excesso, o azeite engorda”, avisa a especialista.

 

Fonte: Qualitá
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade