PUBLICIDADE

Saiba intervalo ideal entre as refeições das crianças

12 mai 2014 - 08h01
Compartilhar
Exibir comentários

A regra de ouro vale também para crianças e adolescente: comer a cada três horas. Estabelecer esse tempo garante o bom funcionamento do metabolismo e apetite nas refeições. Sem contar que acaba com aqueles problemas que podem surgir quando se fica sem ingerir nada por muito tempo, como a sensação de fraqueza, alteração do humor tendendo para a irritabilidade e mau hálito.

Fibras garantem sensação de saciedade

Uma dieta equilibrada sugere de cinco a seis refeições diárias, com horários estabelecidos. Os alimentos devem ser variados, incluindo frutas, legumes e verduras e carnes. “Sirva também alimentos ricos em fibras em todas as refeições, o que garantirá a sensação de saciedade por um período maior de tempo, evitando refeições com intervalos menores de três horas”, comenta a nutricionista Ana Lucia Potenza, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.  

O que fazer se o tempo passar

Se o intervalo sem comer ultrapassar as três horas, para que as atividades do corpo voltem ao estado normal de funcionamento, deve-se ingerir uma quantidade pequena de calorias. “As refeições precisam ser leves e, gradativamente, ser aumentadas”, orienta Ana Lucia Potenza. Nesse caso, dê preferência às torradas, bolachas de água e sal, caldos, sucos naturais e água de coco.

Mas, para não chegar nesse estágio, o melhor é garantir as refeições de três em três horas. No início, até seus filhos se acostumarem, use lembretes (na geladeira, no celular, no computador) com os horários que devem ser seguidos e o que deve ser ingerido.

Fonte: Qualitá
Compartilhar
Publicidade
Publicidade