1 evento ao vivo

Saiba 8 alimentos que seu filho precisa experimentar

22 abr 2014
08h10
  • separator
  • 0
  • comentários

Existem alimentos que a criança precisa experimentar – e aprender a gostar –, porque contêm nutrientes fundamentais e, consequentemente, trazem muitos benefícios à saúde. Assim, quando entrar na adolescência e por mais que goste de fast food, não reclamará se os pais servirem, por exemplo, espinafre refogado.

Três colheres de sopa de espinafre equivalem a 8,3 mg de ferro; seu consumo previne a anemia
Três colheres de sopa de espinafre equivalem a 8,3 mg de ferro; seu consumo previne a anemia
Foto: Shutterstock

Mas nem sempre é fácil fazer o filho pequeno experimentar um novo alimento, principalmente quando está na fase pré-escolar, que vai até os seis anos, em que o apetite diminui. Uma dica para ajudar nessa tarefa é a criação de uma lista.

Interação entre pais e filhos
Converse com seu filho, descubra seus gostos, os pratos preferidos e, principalmente, o que ele tem curiosidade de experimentar. Procure também colocar na lista alimentos com nutrientes que são importantes para o desenvolvimento da criança. “Por exemplo, o cálcio, encontrado em leite, queijos e iogurte, tende a diminuir devido ao alto consumo de refrigerantes”, explica Verônica Lima, nutricionista clínica do Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro. Se a ela já toma leite, proponha um novo tipo de queijo ou um iogurte com uma nova fruta.

Use o lúdico a seu favor
Imprima as imagens dos alimentos, peça para a criança colorir e coloque na lista, que pode ser fixada na geladeira. Mas atenção: deve ser colocado apenas um alimento diferente por semana. Ofereça-o in natura ou nas preparações que já fazem parte do cardápio da família e combinando com outros alimentos que a criança gosta. “Persista nessa ação, os resultados serão notados todos os dias e, certamente, valerá a pena em um futuro muito próximo”, garante a nutricionista.

Confira, na galeria de fotos, alguns alimentos que podem (e devem) integrar a lista, para garantir uma alimentação saudável.

Fonte: Qualitá
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade