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Nutricionista sugere 3 cardápios para o lanche escolar

11 abr 2014 08h10
| atualizado às 15h51
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Leve a criança ao supermercado para ajudar nas compras do lanche escolar, converse sobre os gostos alimentares e, na hora do preparo, faça combinações que estimulem o consumo
Leve a criança ao supermercado para ajudar nas compras do lanche escolar, converse sobre os gostos alimentares e, na hora do preparo, faça combinações que estimulem o consumo
Foto: Shutterstock

É importante dar atenção aos lanches que seu filho leva à escola. Além de contribuir para a educação alimentar, cria o hábito de ingerir alimentos saudáveis e dá energia para aprender. Mas não basta colocar na lancheira os alimentos que você gostaria que ele comesse, é preciso intercalar com itens que a criança gosta.

“Leve-a ao supermercado para ajudar nas compras desse lanche, converse sobre os gostos alimentares e, na hora do preparo, faça combinações que estimulem o consumo”, orienta Daniela Cyrulin, nutricionista e diretora da Nutri & Co.

Lanches diversificados são mais aceitos
A porção recomendada vai variar de acordo com a idade. Uma criança de quatro anos, por exemplo, comerá menos do que uma de oito anos. E aí entra o bom senso. Mas é imprescindível incluir uma fonte de carboidrato (pão, granola, biscoito integral, polvilho, bolo simples), uma fruta, uma bebida (suco, chá, iogurte, batida) e uma proteína (leite ou seus derivados).

“Pode-se montar, por exemplo, uma lancheira com um pote de salada de frutas com granola e um iogurte para beber. Com isso, tem-se proteína, gordura, carboidrato, fibras, vitaminas e minerais em proporções saudáveis”, ensina a nutricionista.

Variar no cardápio também traz benefícios à educação alimentar. “Colocar sempre o mesmo lanche a criança pode enjoar. Por isso, é importante diversificar as opções”, comenta.

Boas escolhas
Para ajudá-la na tarefa de enviar à escola uma lancheira saudável e saborosa, a nutricionista Daniela elaborou três cardápios que contemplam os grupos importantes da pirâmide alimentar. Confira:

Cardápio 1
. 1 copo de iogurte batido com banana e aveia em flocos
. Uma fatia de pão integral com patê de atum e tofu (ou cottage), tomatinho fatiado e orégano

Cardápio 2
. 1 pote de salada de frutas com duas colheres de sopa de granola adoçada com mel
. 3 minipães de queijo
. 1 copo de água de coco

Cardápio 3
. 1 copo de suco de abacaxi com laranja e hortelã
. 1 barrinha de cereais
. 1 iogurte

Fonte: Qualitá
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