PUBLICIDADE

Estimule seu filho a experimentar novos alimentos

13 mar 2014 - 07h10
Compartilhar
Exibir comentários

A criança na fase da formação do hábito alimentar costuma recusar qualquer alimento que não faça parte de suas preferências ou que não o conheça. Por isso, fazê-la experimentar verduras, frutas e legumes pode ser uma tarefa árdua. E essa relutância em provar novos sabores tem até um nome: neofobia.

Segundo os especialistas, para que esse comportamento se modifique, é necessário que ela prove o novo alimento de oito a dez vezes, mesmo que seja em quantidade mínima. Somente assim conhecerá o sabor e estabelecerá seu padrão de aceitação.

Para incentivá-la, prepare o mesmo alimento de maneiras diferentes. “Isso é importante para que a criança prove e desfrute dos mais variados sabores. Dessa forma, a mãe pode estimular a aceitação e o conhecimento, favorecendo a alimentação saudável e evitando a monotonia no cardápio”, explica a nutricionista Daniela Almeida Lopes, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Um alerta: nada de mentir sobre o alimento ou a nova receita. Se a criança descobrir, não irá ingerir e, pior, passará a não confiar em você. Também não vale forçar, ameaçar ou associar prêmios ao ato de comer. “Para alimentar o filho, a mãe precisa ter muita paciência, criatividade e persistência. Só assim se consegue a confiança da criança com relação ao que ela come, sem reforçar a neofobia”, orienta Jéssica Sillas de Freitas, nutricionista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Criatividade na cozinha

Separe um novo alimento que gostaria que a criança experimentasse e faça receitas diferentes. No caso de verduras, como o espinafre ou o brócolis, podem ser refogadas, virar suflê, sopa, torta, risoto e até incorporadas em massas, como lasanha e panqueca. Enquanto os legumes, como a cenoura e a abobrinha, ganham a simpatia da garotada em receitas de hambúrguer, pão, muffim e até rocambole. 

As frutas também podem ter preparações bem diversificadas: da vitamina e mingau ao picolé e pudim. Por fim, os cereais, como o milho, quando adicionados em receitas como empadão, patê, bolo e suco, ganham destaque na mesa e o elogio dos pequenos.  

Fonte: Qualitá
Compartilhar
Publicidade
Publicidade