PUBLICIDADE

Espinafre é capaz de prevenir infecções; veja mais alimentos

17 abr 2014 08h10
ver comentários
Publicidade
O espinafre é fonte de magnésio, ácido fólico, vitaminas A, B6 e B12, que auxiliam na maturação das células imunes
O espinafre é fonte de magnésio, ácido fólico, vitaminas A, B6 e B12, que auxiliam na maturação das células imunes
Foto: Shutterstock

O fortalecimento do sistema imunológico está ligado, entre outros fatores, à alimentação. Crianças e adolescentes com hábitos alimentares restritos, com comprovada deficiência de micro e macronutrientes, costumam ter um sistema imunológico deficiente e, por isso, são mais suscetíveis a desenvolver infecções.

Para o organismo conquistar boa imunidade, é essencial ter uma alimentação balanceada. Por isso, a nutricionista Patrícia Cruz, do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), selecionou alimentos importantes que ajudam nessa tarefa. Confira e coloque-os no prato de seu filho.

Espinafre
Fonte de magnésio, ácido fólico, vitaminas A, B6 e B12, o espinafre auxilia na maturação das células imunes. Pode ser cozido junto ao arroz, servido como creme ou ser recheio de tortas.

Carne bovina
Importante fonte de ferro e zinco, atua no bom funcionamento do metabolismo, como crescimento, desenvolvimento, na reparação dos tecidos e no sistema imunológico. “Sirva como filé, mas a carne se torna mais atraente quando transformada em bolinho, hambúrguer caseiro, recheio de legumes e molho de massas”, comenta a nutricionista.

Peixes
O salmão e o atum são fontes de vitamina D, que favorecem o aumento da imunidade. “Ofereça o salmão assado ou como hambúrguer. Já o atum pode estar presente em patês, recheios de tortas e pães”, ensina Patrícia.

Batata doce, fígado e ovos
Todos contêm vitamina A, que reduz a gravidade das infecções devido a seu importante papel no sistema imunológico. “A batata doce, por exemplo, pode ser servida como purê ou assada, acompanhando a carne vermelha”, orienta a nutricionista.  

Leguminosas
Lentilha e feijões são fontes de ferro e participam de vários processos no organismo, como síntese de DNA, transporte de oxigênio e na prevenção da anemia.

Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, a laranja, o limão, o abacaxi, entre outras frutas, auxiliam no combate aos radicais livres e elevam a imunidade. Sirva in natura ou como suco.  

Iogurte
Os lactobacillus presentes nesse alimento atuam diretamente nas células do intestino, combatendo inflamações.

Melancia
Além de hidratar, possui um potente antioxidante: a glutationa, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Pode ser oferecida in natura ou como suco, que as crianças adoram.

 

Fonte: Qualitá
Publicidade
Publicidade