0

Conheça 10 alimentos com gordura que fazem bem à saúde

19 mar 2014
07h30
  • separator
  • 0
  • comentários

Você sabia que ingerir gorduras é essencial ao bom funcionamento do organismo? Elas atuam na produção de hormônios, que regulam o funcionamento corporal, são responsáveis pela proteção térmica e estrutura das células. “No caso das crianças, em que o corpo está em formação, a isenção de gordura aumentará o risco de disfunções metabólicas na idade adulta”, explica a nutricionista Rachel Helena Vieira Machado, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que alerta: “A falta pode alterar, inclusive, o ciclo menstrual das adolescentes”. 

Aposte na gordura insaturada

A gordura benéfica ao organismo é a chamada insaturada. Ela é dividida em monoinsaturada, encontrada no azeite, castanha e abacate, e a poli-insaturada, presente em óleos vegetais e peixes de água fria – estes, aliás, são fonte de ômega 3, um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial para a manutenção e promoção da saúde.

A gordura saturada deve ser consumida com moderação, pois, em excesso, aumenta o risco de problemas cardiovasculares. “As saturadas estão presentes em todos os alimentos de origem animal, como o leite e derivados integrais, a manteiga, a carne vermelha e o frango”, comenta a especialista. Já a gordura trans deve ser evitada. Ela é encontrada em certos alimentos industrializados – e a sua presença precisa estar descrita nos rótulos. Mas a indústria alimentícia tem se preocupado em retirar essa gordura dos alimentos, para que fiquem mais saudáveis. “Portanto, é fundamental observar o rótulo antes de escolher qualquer produto para certificar-se da existência, ou não, da gordura trans”, aconselha.

 

Quanto consumir

O ideal é consumir de 30% a 35% da ingestão total de calorias diárias. “Não existe uma recomendação fixa em gramas. Mas em uma alimentação saudável, tranquilamente se chega à porcentagem indicada”, explica a nutricionista. “O perigo é quando essa porcentagem é ultrapassada”, alerta.

Veja também:

Fonte: Qualitá
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade