1 evento ao vivo

Alimentação equilibrada garante ingestão do complexo B

2 jun 2014
08h01
atualizado às 15h32
  • separator
  • 0
  • comentários

O tão falado complexo B – formado pelas vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12 – é fundamental para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. “Essas vitaminas atuam no sistema neurológico, são essenciais no metabolismo de nutrientes, auxiliam na digestão de alimentos, participam da produção de células vermelhas e anticorpos, e previnem o envelhecimento celular, entre outros benefícios ao organismo”, esclarece a nutricionista Marisa Resende Coutinho, da rede de hospitais São Camilo, em São Paulo. 

A recomendação diária de vitaminas do complexo B varia, principalmente, de acordo com a faixa etária. Apesar de todas serem importantes para o organismo, algumas merecem destaque na indicação de consumo. “Crianças, entre 4 a 8 anos, precisam consumir 0,6 mg por dia de vitamina B1, B2 e B6; 3 mg/dia da vitamina B5; e 1,2 micrograma (µg) de B12. Já dos 9 aos 13 anos, a ingestão deve ser de 0,9 mg de B1 e B2; 4 mg de B5; 1 mg de B6; e 1,8 mg de B12”, orienta a nutricionista. 

Mas como suprir as necessidades desses nutrientes, com valores recomendados tão diferenciados? A especialista assegura que o consumo ideal dessas vitaminas é conquistado, basicamente, com a adoção de uma alimentação equilibrada. Por exemplo, no café da manhã, quando a criança ou o adolescente toma leite (fonte de vitamina B2) com cereais integrais (rico em vitamina B12), já está se beneficiando dos nutrientes. 

Vale, ainda, investir nos derivados do leite, como os ovos, em carne, peixe e folhas verdes, que são fontes do complexo B. “O importante é manter uma alimentação saudável, variada, visando garantir as necessidades nutricionais, para assim obter o bom funcionamento do organismo”, conclui. 

 

Fonte: Qualitá
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade