Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
BERTIOGA

Pontos turísticos de Bertioga

Marcos Gonçalves/Guia de Praias
Praia de São Lourenço, em Bertioga
Leia mais
» Bertioga: história e lindas praias
» Programação de eventos
» Onde comer
» Onde ficar
» Saiba mais sobre Bertioga
 
  • São Lourenço
    Com 5,5 quilômetros de extensão, a praia de São Lourenço possui águas límpidas. No vila, moram pescadores e caiçaras nativos da região, que ainda possuem escrituras de posse lavradas da época do Império Português. Dentro da orla da praia, está a agitadíssima Riviera de São Lourenço, um dos complexos residenciais nacionais que mais se preocupa com o meio-ambiente.

    Toda a área do empreendimento ocupa 9 milhões de metros quadrados, dos quais, 4,5 milhões já estão ocupados. No 40º Congresso Mundial da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias, em Viena, no IV Encontro Internacional Imobiliário, em Buenos Aires, Argentina, e no III Encontro do Cone Sul da Federação, em Punta Del Este, Paraguai, a Riviera foi aclamada como modelo de desenvolvimento sustentado.

    Dentro da Riveira, os turistas e moradores contam com um shopping, diversos restaurantes, boliche, danceterias e com uma programação noturna muito ativa.

  • Praia da Enseada
    Com seus 12 quilômetros de comprimento, é a praia mais agitada de Bertioga. Abranje vários bairros da cidade, incluindo o Centro da cidade, onde acontecem os principais eventos no verão, Maitinga, o bairro resindecial mais próspero depois da Riviera, Vista Linda, que possui praia limpa e de mar traqüilo e Indaiá, apreciado por velejadores e por quem gosta dos passeios em Banana Boats.

  • Reserva dos índios guaranis
    Na reserva indígena dos Guaranis do Rio Silveiras, o turista deve se comprometer a respeitar a natureza e a cultura dos nativos, assim como em toda a Bertioga. Lá, é possível ver a cultura indígena viva através do artesanato (cestos de vários tamanhos, leques, pequenos arcos), do idioma e da religião dos primeiros moradores de nossa terra.

    Ao caminhar por entre as trilhas da reserva, a exuberante Mata Atlântica nos mostra um ecossistema riquíssimo, com fauna e flora que só existem nessa região do mundo. As trilhas também levam o ecoturista e rios com corredeiras e piscinas naturais.

  • Vila de Itatinga
    Construída por ingleses em 1910, ela fica na encosta da serra do mar e se destinava a garantir pouso aos funcionários da Usina Hidrelétrica e Itatinga, que até hoje gera energia para o Porto de Santos. Para chegar até ela, é preciso pegar um barco no Porto Palmares e descer o rio Itapanhaú.

    Depois disso, o turista deve pegar o trem elétrico, que passa por mangues, ruínas do século XVII e riachos vindos da serra. Ao chegar na Vila de Itatinga, a Capela de Nossa Senhora de Conceição, que veio desmonatada da Inglaterra, chama a atenção por sua arquitetura. Perto de lá, cachoeiras e piscinas naturais convidam a um banho refrescante.

    Para visitar a Vila de Itatinga é preciso retirar autorização na Codesp - Companhia Docas do Estado de São Paulo.

  • Praia de Itaguá
    Essa praia tem um acesso dificílimo, devido às pedras costeiras. Para quem gosta de aventura e extremo contato com a natureza, o passeio para a Praia de Itaguá é perfeito. Quando a maré está alta, a praia fica totalmente submersa. Depois de caminhar sobre as pedras e saborear a vista da praia, o banho em suas águas límpidas recompensa qualquer tipo de esforço.

  • Boracéia
    A Praia de Boracéia fica na divisa com São Sebastião. Quase cinco quilômetros de areia fazem o percurso de toda a praia, com quiosques que oferecem comida típica da região. O canto direito é procurado pelos sufistas, por possuir um mar bem agitado.

    No canto direito da praia, ao seguir por cima das pedras, o turista poderá vislumbrar paisagens totalmente inusitadas e intimamente ligadas com a natureza. São mais de 3,5 quilômetros de caminhada sobre as pedras, de onde também se pratica a pesca amadora e esportiva.

    Redação Terra

  • volta para a capa
     
    » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
    Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade