Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
SÃO PAULO

Ilha do Cardoso é o Cinturão Verde do litoral paulista

Canário e Rondelli
Canal na Vila do Marujá - Vista da Ilha.
Apesar de ser o estado mais urbanizado do Brasil, pouca gente sabe que o litoral de São Paulo é um dos mais preservados. A Ilha do Cardoso localiza-se no extremo sul do litoral paulista, na divisa com o Paraná, fazendo parte daquilo que poderemos chamar de um verdadeiro Cinturão Verde. A ilha tem uma área de 140 km2, sendo que 90% coberto de Mata Atlântica, além de costões rochosos, restinga e manguezais.

A ilha tem duas faces bem definidas: do lado oceânico temos praias de ondas fortes, praias com costões rochosos e a mata atlântica, que em alguns trechos, chega bem próximo ao mar. No interior a vegetação predominante são os manguezais, que margeiam os vários canais.

A base, para chegar a Ilha do Cardoso, é a cidade de Cananéia, a 272 km de São Paulo. Dali partem barcos às segundas-feiras às 13 horas e quartas e quintas às 8 horas, com duração de 3 horas até a Ilha do Cardoso. Também é possível fazer de lancha. Informações na Marina Cananéia, telefone (0xx13) 851 1105. O ponto de chegada é a Vila do Marujá (a capital informal da ilha). Ali a hospedagem pode ser combinada tanto com os moradores nativos como também na Pousada Ilha do Cardoso, telefone (0xx13) 851 1613.

A Ilha do Cardoso não é o lugar ideal para quem gosta de badalação. Pelas suas condições excepcionais de beleza e conservação foi transformada em 1982 em Parque Estadual. Portanto, algumas regras devem ser obedecidas durante a permanência do turista na ilha.

Estão todas localizadas na parte oceânica da ilha. As águas são claras e as ondas fortes. Na Praia do Morretinho é comum a prática do surf. Como na ilha não há veículos, o acesso a todas elas deve ser feito a pé, por entre trilhas que as vezes exigem pequenas escaladas por entre os costões rochosos.

Dois itinerários são bastante conhecidos dos praticantes de trekking: 1) Sul - de Marujá até a Barra do Ararapira (15km). Caminhada por uma praia reta e batida, com pequena dificuldade. 2) Norte - de Marujá até Cananéia. Caminhada mais radical, exige preparo físico e dois dias por entre praias, trilhas da Mata Atlântica e Costões Rochosos, deve ser feita com algum nativo ou guia.

A Ilha do Bom Abrigo, a 2 horas de barco de Cananéia, é excelente para a prática do mergulho. Atenção! O pernoite na ilha é proibido.

DICAS - A ilha, pela sua exuberante natureza, é muito procurada por estudantes de ciências naturais, tais como biólogos, oceanógrafos, ecológos, etc. Aproveite a tranqüilidade da Ilha do Cardoso para fazer uma espécie de retiro espiritual. A Praia do Kayan, entre Camboriu e Fole Pequeno, é o lugar ideal.

Zero Hora/Agência RBS

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade