Turismo Notícias
Boletim

Fale conosco
RIO GRANDE DO SUL

Rio Grande abriga a maior praia do mundo

Agência RBS
Navio naufragado na década de 1970.
Tudo começou na cidade de Rio Grande (RS), no dia 2 de fevereiro, dia de Yemanjá. Depois de muita chuva as nuvens se foram, o sol reapareceu, mochilas e equipamentos foram preparados. Era o momento de iniciar o Projeto Litoral Brasil, e às 7h partimos para a Cidade do Chuí e, de lá, até a Barra do Chuí.

Começamos a caminhada em frente ao farol, que nos foi apresentado da seguinte maneira pelo Cabo Melo, da marinha, um carioca perdido nos confins do sul - "aqui começa ou termina o Brasil".

Ofertamos presentes a Yemanjá, pedimos permissão para atravessar seus domínios e lá fomos nós, para uma viagem de dez dias pela maior praia do mundo, e também a mais inóspita e desabitada do Brasil. Ela não tem um único nome, mais vai da Barra do Chuí aos molhes da Barra de Rio Grande, na praia do Cassino. (Nosso GPS, uma espécie de bússola eletrônica, indicava 212 km em linha reta, e nós obedecemos).

A praia, larga, pouco inclinada e de areia batida, facilitava nossa caminhada e a de alguns turistas, que também circulavam de carro, bicicleta e a pé. À frente, uma linha reta a perder de vista. À direita, o mar. À esquerda, dunas com alguma vegetação rasteira.

Chegamos ao balneário do Hermenegildo, uma grata surpresa na pracinha do modesto mas simpático vilarejo: Yemanjá nos contemplava, saudada por centenas de fiéis em procissão pela praia. O fim de tarde, a "rainha do mar" e uma cerveja gelada coroaram o primeiro dia.

No dia seguinte, entramos em contato com a natureza selvagem da região. O objetivo era chegar ao Fronteira Aberta, um farol fruto do mercosul. A presença humana ficava cada vez mais rara, e apenas dois grupos de pescadores nos saudaram. O vento nordeste, nosso velho conhecido das caminhadas pelo sul da Bahia e Espírito Santo, soprava forte e dificultava nossos passos, principalmente por causa do peso das mochilas - que, além da bagagem normal, levavam alimentos, fogareiro, saco de dormir e água. Logo percebemos que este último item era desnecessário, pois havia água doce em abundância no trajeto.

Chegamos muito cansados no Fronteira Aberta e apagamos com o sol. O cansaço do dia anterior foi abrandado pelo vento mais calmo e pelo fim da tarde na casa de Hamilton Coelho, escultor que trabalha com materiais depositados na praia, principalmente ossos de baleia. A lua cheia, a erva amarga do chimarrão e um bom papo foram um passo para uma noite de estranhos sonhos.

Mais adiante, chegamos a um ponto crítico da caminhada. A mistura de solidão e cansaço nos pedia uma boa cama, comida saudável, um bom banho, tempo para limpar os equipamentos e colocar o diário de bordo em dia. Conseguimos tudo isso no Albardão, o único farol habitado da região.

Antes disso, a natureza nos dera mostra de sua força: uma nuvem gigantesca nos seguiu pela praia, com raios e trovões e, no exato momento em que entrávamos no farol, desabou uma enorme tempestade, com chuva de granizo e muito vento. Por meia hora fomos açoitados pelo temporal que registramos em vídeo, apesar de estarmos perplexos. Parecia que o mundo havia acabado, mas logo depois o Sol saiu, e ainda tivemos tempo de subir os 365 degraus até o topo do Albardão, de onde observamos estasiados a paisagem.

Depois de três dias, partimos em direção ao Verga, um pequeno farol desabitado. Para despender menos energia, optamos por caminhar a noite. Foi bom dormir ao ar livre, a beira do farol, sem chuva, apesar das nuvens pesadas. O susto veio pela manhã, quando uma jararaca não picou o fotógrafo Canário por um milagre: deu o bote e mordeu a tampa da maquina fotográfica.

Arrumamos nossas coisas e continuamos. A próxima parada seria o farol Sarita , também desabitado. Antes pernoitamos no alojamento do IBAMA.

Aos poucos, a maior praia do mundo ia sendo vencida. Mas isto tinha seu preço. Durante a madrugada caiu um tremendo temporal, seguido por um vento sudeste fortíssimo, que levantou o mar pela manhã, tornando nossa caminhada impraticável.

Sentamos e esperamos o vento diminuir, até que viesse uma tarde morna e tranquila. Mesmo assim caminhamos durante o dia e, quando anoiteceu, encontramos a casa do João, um pescador descendente de índios, que nos deu acolhida. Ficamos na cabana conversando, tomando pinga, comendo charque e ouvindo suas histórias (causos do Pampa Gaúcho ). Impagável; logo depois, apagamos.

Pela manhã, fomos acordados pelo vento, pelo sempre poderoso vento sul. A temperatura baixou muito, e só o chimarrão ajudava a esquentar. Estávamos próximo ao nosso objetivo, mas a natureza ainda nos colocava a prova. Mais uma vez, a maré alta dificultava nosso caminho. Mesmo assim, resolvemos concentrar todas as nossa energias para concluir a caminhada de chegada ao Balneário do Cassino.

Aos poucos, alguns carros pela praia sinalizavam que a primeira etapa do projeto estava chegando ao fim. Passamos, ainda, por um grande navio naufragado na década de 70, atualmente uma atração turística.

Depois de 10 dias de natureza e solidão, a chegada ao Cassino, em pleno domingo de verão, foi um choque. Parecíamos dois marcianos em meio a toda aquela gente. Imediatamente decidimos voltar para nossa base em Rio Grande. Assobiávamos Born to Be Wild , versão The Cult.

DICAS - Para quem vai percorrer os 212km de caminhadas ou bicicleta da Barra do Chuí até o fim da Praia do Cassino, vale a pena montar uma base na cidade de Rio Grande, como nós fizemos no Projeto Litoral Brasil. Fundada em 1737, esta cidade portuária tem várias atrações arquitetônicas. O viajante pode se hospedar no hotel Paris, construído em 1826. Em estilo colonial português, já funcionou como convento e palácio imperial, onde se hospedou o imperador d. Pedro II. No início do século, foi transformado em um cinco estrelas que hospedava companhias de teatro, dançarinos de tango, tenores, etc. Ainda em Rio Grande, também é obrigatória a visita ao Museu Oceanográfico e ao Mercado Municipal, perto do porto, para tomar uma cerveja no Rei do Mocotó. Na Cidade do Chuí há uma espécie de freeshop de rua, vale a pena conferir.

Zero Hora/Agência RBS

volta para notícias

» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade