Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
RIO DE JANEIRO

Ilha Grande acompanha estrada Rio-Santos

Canário e Rondelli
Enseada das Palmas
Sem dúvida alguma o litoral que acompanha a estrada Rio - Santos é um dos mais belos do país. Em Angra dos Reis, mais do que mansões e iates espalhados por mais de 300 ilhas em águas verdes, o mais interessante é a Ilha Grande, uma síntese da beleza do litoral sul do Rio de Janeiro. É impressionante como esta ilha tão próxima do Rio e de São Paulo ainda conserva uma beleza tão intacta. Seu bom estado de conservação é atribuído por alguns moradores e nativos à sua história, impregnada, afirmam, de uma certa "energia negativa". Palco de massacres de índios, saques de piratas, tortura de escravos e abrigo, até 1994, do presídio Cândido Mendes, a ilha criou ao seu redor uma aura maldita que afastou, por muitos anos, os candidatos a turistas.

Mas isso tudo é coisa do passado. Ilha Grande é o máximo em beleza e natureza. Hoje, o lugar está totalmente voltado para o ecoturismo e existem várias unidades de conservação. Uma grande conhecedora da ilha é a bióloga Bernadete Fragoso responsável pelo projeto MACQUA, dedicado aos mamíferos marinhos. Além do MACQUA, um terço da área da ilha é delimitado pelo Parque Estadual da Ilha Grande e pela Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul. Depois de desfrutar da tranqüilidade da Vila do Abraão, espécie de "capital" da Ilha Grande, você terá a surpresa de saber que toda ilha pode ser contornada a pé por trilhas. Um aviso: não há carros nem estradas. Locomoção lá, só a pé ou de barco. Contorna-se a ilha toda em quatro dias.

O primeiro dia é o mais tranqüilo: percorre-se a parte leste da vila do Abraão até as praias das Palmas e dos Mangues, duas belas enseadas. Um pouco mais adiante, já na parte oceânica da ilha, chegamos à praia de Lopes Mendes, a preferida dos surfistas. A caminhada mais longa é feita no segundo dia: da Vila do Abraão até Dois Rios, onde havia o presídio, há um caminho que é cada vez mais utilizado como trilha. De Dois Rios a Parnaioca, a paisagem é imperdível. Regatos, cachoeiras, aves, macacos e até esquilos, tudo sob o abrigo da Mata Atlântica. Vencida essa etapa, faz-se uma caminhada dura da praia do Leste até a praia do Sul. Depois atravessa-se costões muito perigosos e chega-se às praias com os sugestivos nomes de Demo e Aventureiro.

O próximo trecho é o que vai do Aventureiro até Provetá, onde existe uma grande comunidade de evangélicos. Da praia longa, já em águas protegidas, pode-se pegar um barco até Bananal e daí seguir a pé até Japariz. Durma no Bar do Juélio (a comida feita por sua esposa é muito saborosa) e, no dia seguinte, siga pelas praias do Saco do Céu, Camiranga, Feiticeira, Preta e Abraão. De volta à vila, você terá contornado um dos melhores percursos de 80 km do litoral brasileiro. O litoral da Rio - Santos, talvez o trecho mais acidentado de toda a costa do país, guarda história de índios, piratas e assombrações que povoam o imaginário da cultura caiçara. Passa-se a compreender os efeitos que a construção da Rio - Santos, a especulação imobiliária e uma usina nuclear exerceram sobre os habitantes desta região e da natureza que os cerca.

DICAS - informe-se com antecedência sobre horários de barcos Angra dos Reis X Ilha grande. Não deixar de conhecer a Vila do Aventureiro e também o Projeto MACQUA Mamíferos Aquáticos, uma ONG local.

Zero Hora/Agência RBS

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade