Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
CAVERNA DO DIABO

Três parques numa única viagem

Marcus Vinícius Gasques/AE
Caminhadas são inevitáveis em Petar
O Parque "Carlos Botelho" integrou-se ao Parque Estadual de Intervales, administrado pela Fundação Florestal, e ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), gerenciado pelo Instituto Florestal, para criar o Roteiro Turístico dos Parques da Serra de Paranapiacaba.

O objetivo é dar ao ecoturista a oportunidade de, numa mesma viagem, conhecer as três unidades, situadas na mesma região. "O visitante pode conhecer o núcleo de cavernas do Petar, aproveitar a ótima estrutura hoteleira do Intervales e buscar um contato mais íntimo e rústico com a natureza no Carlos Botelho", disse José Luiz Maia. Ele considera que, em termos ambientais, um parque completa o outro.

Pode-se explorar cavernas e cachoeiras, praticar esportes radicais, ou apenas observar a flora e perceber a riqueza da fauna. "Em nenhum outro lugar se pode chegar tão perto de animais em seu habitat", disse.

Petar - O Petar tem 40 mil hectares e oferece quatro núcleos de visitação que levam à maior concentração de cavernas da América do Sul. São mais de 250 grutas e cavernas já catalogadas, entre elas a do Santana, uma das mais amplas do Estado. A caverna é percorrida pelo Rio Roncador, onde vive o bagre-cego, um peixe albino extremamente raro.

Suas galerias são repletas de estalagmites e estalactites. A Trilha do Morro Preto leva à Cachoeira do Couto e à caverna com o mesmo nome. Após uma caminhada íngreme, de 200 metros, chega-se à Gruta do Morro Preto. A Trilha do Betary percorre o leito desse rio, com dezenas de cachoeiras e piscinas naturais ao longo de 3,6 quilômetros. O Petar tem local para barracas.

Intervales - O Parque Estadual de Intervales tem 49 mil hectares e cerca de 300 espécies de aves catalogadas. Como era uma antiga fazenda, possui uma estrutura hoteleira com piscina, áreas para convenções e reuniões, restaurante e quadra de esportes. Tem também alojamentos para pesquisas científicas. A sede fica a 860 metros de altitude e o clima é muito agradável. As trilhas possibilitam longas caminhadas pela mata. Uma delas leva à Gruta Colorida, com amplos salões repletos de espeleotemas. Há outras dez grutas que podem ser visitadas. A trilha do Mirante percorre um rio raso, com cachoeiras, e leva ao ponto mais alto da região. As cachoeiras das Pedrinhas e da Água Comprida são muito bonitas.

Parque Carlos Botelho - O Parque Estadual Carlos Botelho é uma reserva de Mata Atlântica com 37,6 mil hectares, último refúgio no Estado de São Paulo do mono-carvoeiro, o maior primata americano. A biodiversidade da reserva, que vem sendo protegida desde a década de 20, levou a Unesco a reconhecê-la, em novembro do ano passado, como sítio do patrimônio mundial natural e hoje transformou-se em "laboratório" de biólogos, pesquisadores e cientistas.

O Parque está passando por melhorias para estimular o turismo ecológico. Entre as novas instalações, destacam-se o portal e o Centro de Atendimento ao Visitante, possibilitando o recebimento de grupos com até 40 pessoas. As três trilhas, duas delas auto-guiadas, foram sinalizadas e são objeto de um intenso trabalho de conscientização dos visitantes.

As visitas monitoradas começam pelo centro de visitantes, onde são mostrados vídeos do parque, incluem uma passagem pelo museu de zoologia - o acervo inclui mamíferos empalhados, tralhas e armadilhas usadas por caçadores e uma coleção de obras e aranhas -, e prosseguem na Trilha da Represa. Os 2,5 quilômetros são uma verdadeira lição de botânica. Placas identificam as árvores e os guias mostram orquídeas, samambaias, líquens, fungos e plantas aquáticas.

A Trilha do Rio Taquaral é auto-guiada e a que mais recebe turistas. O rio, de água encachoeiradas, descendo a serra em direção ao vale do Rio Paranapanema, forma cenários que encantam os visitantes.

VEJA TAMBÉM:
» Lugar era sagrado para índios
» Expedições começaram há quase um século
» Uma aventura no interior da Terra
» Oriente-se
» É bom saber

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade