Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
CAVERNA DO DIABO

Expedições começaram há quase um século

Reprodução
A Caverna do Diabo é uma
das mais ricas do país em
número de galerias
A Caverna do Diabo, anteriormente conhecida como Gruta da Tapagem, teve sua origem ainda no período pré-cambiano superior, há 500 milhões de anos. Está localizada na Serra André Lopes. O primeiro explorador que ali chegou foi o paleontólogo alemão Ricardo Krone, em 1904. Em 1910, a Caverna do Diabo e outras da região, como a Acataca, Chapéu e Monjolinho passaram a ser propriedades do Estado. Mas foi em 1961 que a expedição do capitão Pettena, organizada pelo Centro Excursionista Itatins, despertou o interesse público. Três anos depois, um grupo conseguiu alcançar uma região de sifões e desabamentos.

Em 1965, esse mesmo grupo tentou a travessia pelo lado oposto, o de saída do rio, no Vale das Ostras. Eles chegaram até a entrada da gruta das Ostras, que dava passagem para o curso subterrâneo. Só em 1964, a travessia da gruta foi realizada num percurso subterrâneo de 3.200 metros. Em 1976, uma equipe chefiada pelo francês Christian Collet tentou desvendar novos caminhos da caverna, sem sucesso.

VEJA TAMBÉM:
» Três parques numa única viagem
» Lugar era sagrado para índios
» Uma aventura no interior da Terra
» Oriente-se
» É bom saber

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade