Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
SANTA CATARINA

Joinville reserva um giro pela era imperial

Mário Viana/AE
Palácios dos Príncipes:
adquirido pela prefeitura em 1957
Passear pela cidade de Joinville é um verdadeiro mergulho na rica cultura dos imigrantes europeus. Para os que gostam de caminhar, essa é a melhor forma de desvendar os principais marcos históricos da cidade.

A visita pode começar pelas ruas do centro como a 9 de Março e a 15 de Novembro, onde os casarões do século passado se misturam às modernas construções comerciais. Próxima dali, a Rua do Príncipe leva à famosa Rua das Palmeiras - um corredor de palmeiras-imperiais vindas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para servir de acesso ao Palácio dos Príncipes, local que atualmente abriga o Museu Nacional da Imigração e Colonização.

Este palácio, construído para hospedar a princesa Francisca Carolina, foi comprado pela prefeitura da cidade, que em 1957 formou comissões para angariar todo tipo de objeto ligado à colonização e imigração. No prédio principal, pode-se apreciar as mobílias originais da casa: uma sala de relógios antigos, quadros, máquinas de costura e teares que iniciaram a indústria têxtil. Máquinas de escrever, instrumentos musicais e objetos pessoais como vestimentas e chapéus, também compõem o acervo.

No galpão anexo estão expostas peças antigas como bicicletas, carruagens e maquinários, além da Casa de Enxaimel, moradia típica dos colonizadores germânicos. O lugar mostra com autenticidade o modo de vida dos pioneiros.

Quem quiser conhecer um pouco mais das atrações da cidade não pode deixar de visitar a Catedral Diocesana, o Restaurante Harmonia Lyra, o Museu dos Bombeiros e a Estação Ferroviária.

Mirante - Para se ter uma idéia do tamanho de Joinville, hoje com 500 mil habitantes, vale a pena ir até o Mirante, um belvedere situado a 250 metros de altura, cercado de Mata Atlântica preservada. No cenário, uma vista panorâmica da maravilhosa Baía da Babitonga, um braço de mar que o Oceano Atlântico estende até a cidade.

Formada por um arquipélago de 13 ilhas, apelidado pelos moradores de Angra do Reis de Joinville, é de lá que parte o Iate Príncipe de Joinville III, uma embarcação equipada com piscina, dois bares e convés superior, com capacidade para 350 pessoas, que faz um passeio de seis horas por R$ 32 com almoço. Na volta do Mirante, uma passadinha no Parque Zoobotânico e no Museu de Sambaqui trará novos conhecimentos da geografia e fauna locais.

VEJA TAMBÉM
» Joinville mescla história e eventos culturais
» 18º Festival de Dança abre com Balé Gulbenkian
» Estrada Bonita revela a autêntica vida do campo
» Joinville abriga a primeira escola do Bolshoi fora de Moscou

Jornal da Tarde

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade