Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
CHINA

China continua simplificando trâmites para obtenção de passaporte

O Ministério chinês de Segurança Pública iniciou na metrópole de Xangai um programa piloto pelo qual os cidadãos podem obter o passaporte apresentando apenas o documento de identidade, informou hoje, sexta-feira, a imprensa local.

A iniciativa, já experimentada com êxito em algumas cidades da província meridional de Guangdong (cuja capital é Cantão) e nas províncias nortistas de Liaoning e Shandong, se emoldura dentro das seis grandes mudanças na administração de alfândegas que foram implementadas na China antes de 2005.

Anteriormente, para conseguir o passaporte neste país era preciso apresentar uma extensa documentação, incluindo uma permissão da empresa do solicitante para viajar ao exterior, o que fazia com que poucas pessoas conseguissem.

"Altos funcionários ou trabalhadores de empresas que tenham posições importantes e tarefas confidenciais são os únicos que deverão pedir permissão a seus superiores para obter o passaporte", informou em uma entrevista coletiva o subdiretor do Departamento de Entradas e Saídas de Xangai, Yang Naixing.

Os habitantes de Xangai, 16,8 milhões de pessoas, podem solicitar este documento em mais de cem locais voltados para isso e em delegacias de polícia, enquanto os trâmites levarão apenas dez dias, acrescentou Yang.

As mudanças feitas pela administração chinesa de alfândegas incluem a simplificação dos trâmites para viajar a Hong Kong e Macau e um sistema similar ao "green card" americano para profissionais e investidores estrangeiros.
Apesar de Deng Xiaoping ter começado a Reforma e Abertura do continente na década de 80, viajar para o exterior foi tradicionalmente um privilégio restrito a figuras políticas e intelectuais, e sempre sob um estrito controle.

O aumento dos rendimentos da população urbana do gigante asiático, a única que, por enquanto, se beneficiará destas reformas, ajudou o nascimento de um verdadeiro setor turístico da China. Em 2020 os especialistas calculam que a China será o primeiro país emissor de turistas do mundo.

EFE

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade