Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões

Menor país do mundo comemora sua festa nacional

O príncipe reinante em Liechtenstein, Hans Adam II, presidiu esta quinta-feira, talvez pela última vez, a festa nacional do Principado, o menor país do mundo (30 mil habitantes), assistindo, em meio aos súditos, a tradicional "Missa dos campos", realizada junto a seu castelo.

Cerca de 5 mil pessoas, em sua maioria turistas, assitiram à missa pastoral, celebrada ao ar livre e concluída pelo tradicional discurso do príncipe a seu povo. Pela segunda vez no ano, o tema do discurso foi a reforma constitucional de seu país, localizado entre a Suíça e a Áustria e tão pequeno que é difícil localizar no mapa.

Através desta reforma, o príncipe deseja obter mais poderes com o objetivo de sair de seu papel de simples representante do Estado. Nesta ocasião, o príncipe abordou o tema declarando que "não queria continuar com esta discussão, que se iniciou há dez anos".

Hans Adam II submeterá a questão a um referendo popular e reiterou que, em caso de voto negativo, abandonará o Principado com sua família para instalar-se em Viena e "começar vida nova". Os opositores denunciam uma perigosa virada para um Estado totalitário caso o príncipe obtenha mais poderes.

"O debate se tornou passional. As pessoas sentem medo que o príncipe abandone o país, por isso votarão em favor da reforma", afirmou um diplomata, que viajou para participar da festa nacional do país e a tradicional "garden-party" oferecida pela família real nos jardins do castelo. Os bancos são a principal riqueza do país, cujos habitantes trocaram em questão de algumas décadas sua roupa de camponeses da montanha pelo traje de banqueiro.

AFP

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade