Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões

Calor em Tóquio pode melhorar com ar-condicionado subterrâneo

Um grupo de especialistas japoneses propôs recentemente diminuir o calor do verão em Tóquio resfriando a cidade com água do mar, que circularia por um labirinto de tubos subterrâneos.

Apesar de o verão ser um tempo difícil para qualquer cidade, é pior em Tóquio, onde ruas estreitas, grande número de pessoas e gigantescos arranha-céus tiram espaço das áreas verdes. O resultado é um enorme desconforto.

E a situação piora a cada ano. O número de noites em que a temperatura ficou acima dos 25 graus Celsius na capital dobrou nos últimos 30 anos, enquanto a temperatura média subiu 2,9 graus no último século.

O alívio, apesar de distante, pode estar a caminho.

A pedido do Ministério de Obras, o painel de especialistas elaborou um plano que prevê o uso de uma rede de canos enterrados, com água do mar correndo por eles, para resfriar a cidade.

"Na melhor das hipóteses, algumas áreas poderiam teoricamente ficar até 2,6 graus Celsius mais frias," afirmou Yujin Minobe, projetista do ministério.

Os grandes sistemas de ar-condicionado usados atualmente para refrigerar prédios transferem o calor tirado dos ambientes fechados para a atmosfera, o que provoca uma maior elevação das temperaturas e o fenômeno das "ilhas de calor" em grandes cidades.

O plano prevê que esse calor seja transferido para a água acondicionada em grandes tanques subterrâneos. Essa água seria então bombeada por uma rede de canos para uma estação de resfriamento da cidade.

Ali, o calor seria transferido para a água do mar. A água aquecida seria jogada na baía de Tóquio.

Minobe afirmou que a obra foi avaliada inicialmente em cerca de 344 milhões de dólares.

Reuters

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade