Ankara – chique, eclética e culta

Solly Boussidan/ Especial para Terra

Istambul pode ser a cara da Turquia para o mundo, mas um olhar mais detido revela que enquanto a maior cidade do país é colorida, exibida e barulhenta, com todos os seus atrativos facilmente à mostra, Ankara, a capital nacional, é que é realmente culta, chique e elitizada.


Com cerca de 5 milhões de habitantes, Ankara é a segunda metrópole turca e exige dedicação do visitante para revelar os tesouros que guarda. Nada na cidade é óbvio – o clima temperado e os céus frequentemente cinzentos da capital parecem combinar com as avenidas largas e poucos calçadões.


Não deixe que isso o desanime. Ankara tem muito a oferecer. Como capital nacional, a cidade abriga os ministérios, o parlamento e as embaixadas estrangeiras. Muitos destes órgãos estão hospedados em edifícios de arquitetura maravilhosa e histórica.


A elite de Ankara é exigente e os bares, restaurantes, danceterias e shopping centers estão entre os melhores da Turquia. A capital está no centro geográfico do país não por acidente. Mas se para os turcos modernos foi importante ter sua capital em um ponto geograficamente acessível a todo o país, na antiguidade isso significou um fluxo sem igual de povos passando pela região – hititas, frígios, gregos, romanos, celtas, bizantinos, mamelucos e otomanos passaram por aqui e algumas de suas marcas ainda são visíveis espalhadas em ruínas pela cidade.


A cidadela de Ankara tem poucas ruínas bem preservadas, mas é um bom ponto de partida pela incrível vista panorâmica que oferece. No bairro de Ulus é também possível ver o que sobrou do templo de Augusto e Roma (também conhecido por Monumento Ancyranum) e a Coluna do Imperador Juliano, de 362.


É bom saber que Ankara já foi conhecida como Ancyra e Angorá. O último nome é sinônimo de um raça de ovelhas, das quais se extrai a lã mohair, de textura sedosa e ótima qualidade. Roupas feitas com o material estão entre as melhores compras locais. É possível visitar fazendas onde as ovelhas são criadas e ver o processo de tosa. Outras atrações locais são os vinhedos de Ankara, especializados em uvas moscatel, e fazendas envolvidas na reprodução de gatos angorás, também nativos de Ankara.


Nenhuma visita à capital turca está completa sem paradas em duas grandes instituições nacionais. A primeira delas atende pelo nome de Anitkabir é um misto de museu e mausoléu de proporções faraônicas dedicado a Mustafa Kemal Atatürk, o pai e fundador da Turquia moderna. Há desde estátuas de cera do estadista até alguns dos carros utilizados por ele enquanto esteve no poder. Os turcos o admiram com uma reverência quase religiosa e o local é protegido pela guarda nacional. Os soldados se revezam a cada uma hora em uma procissão com muita pompa e fanfarra em frente ao mausoléu.


A segunda grande instituição de Ankara é o espetacular Museu das Civilizações da Anatólia. O museu se concentra em mostrar a evolução e ocupação da parte asiática da Turquia (Anatólia) desde os tempos pré-históricos até os dias atuais. São mais de 20 mil anos de história em exibições excelentes e muito bem explicadas em diversos idiomas. Reserve pelo menos quatro horas para aproveitar ao máximo sua visita ao local.


Anitkabir em Ankara é um museu e mausoléu dedicado a Atatürk, o fundador da Turquia moderna