Solly Boussidan/ Especial para Terra
Konya é conhecida na Turquia como uma das cidades mais devotas do país. As ruas sóbrias estão repletas de mulheres vestindo o tradicional véu islâmico em uma proporção muito maior que em outros pontos do país. O chamado das mesquitas cinco vezes ao dia para as orações muçulmanas é onipresente na cidade de cerca de 1 milhão de habitantes.
Tanta devoção tem uma explicação e é também a principal razão para se visitar a cidade. A ordem (tariqa) Mevlevi da seita sufista do Islã tem em Konya sua principal sede. Os mevlanas são grandes estudiosos do misticismo sufista e fundaram a ordem baseados nos ensinamentos do teólogo e poeta persa do século 13, Jalal ad-Din Muhammad Rumi, que está enterrado em Konya.
Os mevlanas iniciados no sufismo são chamados de dervixes e são mundialmente conhecidos pela prática do dhikr, uma dança em forma de rodopio na qual os participantes buscam um estado de transe para se aproximar de Deus.
Diversas apresentações de cerimônias de dervixes rodopiantes podem ser vistas em toda a Turquia, mas em nenhum outro local elas são tão profundas e cheias de significado quanto em Konya.
O ápice do sufismo Mevlevi é o Museu e Templo Mevlana em Konya. Um belíssimo templo com minaretes turquesas, cercado por um belíssimo jardim com fontes onde importantes pensadores e filósofos do sufismo estão enterrados. No templo principal, o mausoléu do Rumi e seus discípulos inspira reflexão, com paredes gravadas com algumas das frases e pensamentos mais importantes do místico. Uma exibição de Alcorões (o livro sagrado do Islã) em miniaturas delicadas leva a salas que mostram a vida dos sufistas de forma detalhada.
O Templo Mevlana é o principal motivo para se visitar Konya, mas não é a única atração local. No alto de um pequeno monte no centro da cidade, uma cidadela medieval bem preservada e com vista panorâmica da cidade abriga a importante Mesquita Alaeddin. Construída no século 12, a mesquita seljúcida possui belos ornamentos em mármore, pedra e madeira e é decorada ricamente com azulejos e tapeçaria. A mesquita também possui uma vista panorâmica de Konya e é o local onde estão sepultados oito dos principais sultões da dinastia seljúcida.
Para os fãs de museus, Konya abriga ainda outras duas importantes instituições: o Museu-Madrassa Karatay e o Museu-Madrassa do Minarete de Ince.
Konya é conhecida como uma das cidades mais religiosas e devotas da Turquia