Fogo e mitologia em Olympus

Solly Boussidan/ Especial para Terra

Um dos locais mais especiais – e menos visitados – na costa sul da Turquia, Olympus tem tudo para agradar o visitante que curte natureza e ecoturismo, mas que não abre mão de conforto e cultura.


Localizada no centro do parque nacional de mesmo nome, a pequena vila tem uma história que remonta ao século 3 a.C. O nome vem do Monte Olympo – não o da mitologia grega, mas sim de uma outra montanha, nas proximidades do vilarejo (durante a antiguidade grega havia 20 montanhas chamadas Olympo).


Olympus foi uma das principais cidades comerciais da Liga da Lícia, que dominava a região sudoeste da Turquia atual, e passou pelas mãos de Julio César, romanos, venetos e genoveses até ser abandonada no século 15.


A história riquíssima do local está preservada em mausoléus e sarcófagos que se estendem por um bosque repleto de riachos, trilhas e cascatas – encontrar as ruínas dá um pouco a sensação de ser Indiana Jones e desbravar locais desconhecidos.

A floresta termina no encontro de um baía de água cristalina e calma, com areias brancas, que se estende por cerca de 3 km. O local é perfeito para nadar, fazer snorkel ou simplesmente tomar sol. Fora de temporada, apesar do clima mais ameno, a praia fica totalmente deserta.


Há diversos tipos de hospedagem em Olympus, mas o mais tradicional é a casa na árvore. Procure bem antes de escolher a sua – há diversas casinhas de madeiras elevadas, mas que não estão realmente em árvores. Há opções para todos os gostos – desde construções de madeira simples até verdadeiras mansões suspensas. Há barzinhos e uma boa atmosfera hippie na cidade, mas não espere baladas que não envolvam sentar em volta de uma fogueira com um violão.


Para um passeio único, aproveite uma de suas noites no local para realizar um passeio à montanha do fogo eterno de Chimera, a cerca de meia hora de Olympus. O local é apontado como a provável origem de Chimera, a criatura mitológica com cabeça de leão, corpo de bode e rabo de serpente, que cuspia fogo.


Conhecido em turco como Yanartaş (pronunciado iá-nar-tásh), o monte Chimera é a válvula de escape de gás metano resultante da atividade vulcânica na região. Como consequência da combustão espontânea do gás, a montanha é repleta de pequenas labaredas de fogo que brotam de sua encosta e são impossíveis de apagar – turistas divertem-se jogando água no fogo, que insiste em se reacender.


Uma das grandes atrações de Olympus é a possibilidade de dormir em casas de árvore