Onde natureza e arqueologia se misturam

Solly Boussidan/ Especial para Terra

A cerca de 15 km de Ölüdeniz, em uma baía cercada por montanhas, Fethiye se abre para o viajante. A cidadezinha tem belas praias – ainda que não tão exóticas quanto aquelas encontradas em Ölüdeniz –, mas é uma excelente escapada cultural para quem cansar das areias, baladas e esportes radicais de sua cidade-irmã.


Com cerca de 40 mil habitantes, Fethiye conta com excelentes restaurantes de frutos do mar. No mercado central é possível escolher camarões, moluscos e peixes frescos para serem preparados e servidos na hora ao gosto do cliente.


Boas opções de compras de artesanato e hotéis também tornam a cidade uma alternativa interessante aos resorts de Ölüdeniz. No entanto, o principal motivo para se visitar Fethiye é realmente sua incrível história e ruínas arqueológicas.


A cidade, outrora conhecida como Telmessos, foi um dos principais centros da civilização lícia – conquistada pelos persas há 2,5 mil anos, passou para as mãos de Alexandre Magno em 333 a.C. e tornou-se membro da União Ática-Delos da antiga Grécia.


Além de inúmeros artefatos e uma detalhada história da Lícia exibidos no museu local, o Túmulo de Amyntas e os sarcófagos lícios são testemunhos impressionantes desta antiga civilização – sarcófagos milenares pontilham as ruas de Fethiye e na encosta da principal montanha local, túmulos com incríveis detalhes cravados na rocha formam uma mini-Petra, que convidam o visitante a explorar as ruínas do mausoléu.


O local é famoso entre turistas britânicos e já foi eleito pelo The Guardian, um dos principais jornais do Reino Unido, como um dos melhores destinos de férias do planeta.


Sarcófagos lícios de milhares de anos estão espalhados por Fethiye