Solly Boussidan/ Especial para Terra
É um dos locais mais pitorescos e paradisíacos: uma praia comprida de areias douradas em frente ao tranquilo Mar Egeu, de águas calmas e mornas, desembocando em uma lagoa perfeita e cristalina, onde há mais tons de azul e turquesa do que se pode imaginar.
O nome turco do local, Ölüdeniz (pronunciado e-lyú-de-níz), significa literalmente “mar morto”, uma alusão às águas calmas, mesmo em dias chuvosos, desta região fantástica e ainda pouco conhecida por turistas não europeus. Os mapas em línguas estrangeiras se referem à região como “lagoa azul”, um nome apto, apesar de não fazer justiça às belezas locais – a lagoa é emoldurada por montanhas e picos perfeitos para a prática de trilhas, paragliding e voos de asa-delta.
A cidadezinha conta com tudo o que você poderia desejar para passar férias inesquecíveis: alguns dos melhores resorts da Turquia, pensões de estilo caseiro, ótimos restaurantes, lojas de artesanato e souvenir, bons bares e danceterias.
Se você quiser aliar programas culturais aos encantamentos da natureza, a pequena vila grega de Kalköy é um museu a céu aberto. A cidadezinha fantasma a menos de dez minutos de Ölüdeniz era habitada por uma minoria étnica grega que foi deportada para a Grécia durante o período de formação dos estados Grego e Turco modernos na década de 1920. A vila permaneceu abandonada e é possível visitar as antigas casas, igrejas e prédios locais, com uma linda vista de um vale coberto por oliveiras.
A 15 km de Ölüdeniz fica ainda Fethiye, com ótimas opções de passeios arqueológicos e excelentes mercados e restaurantes.
Ölüdeniz é a meca dos esportes radicais na Turquia