Bodrum atrai visitantes há 2,5 mil anos

Solly Boussidan/ Especial para Terra

Difícil pensar em algum local melhor para relaxar e passar férias do que Bodrum. Estendendo-se esplendorosamente na costa do Mar Egeu, a pequena cidade de 120 mil habitantes é famosa há 3 mil anos, quando era conhecida pelo nome grego de Helicarnasso. No ano 350 a.C., a construção do Mausoléu de Mausolus, uma das sete maravilhas do mundo antigo, alçou o local à fama internacional e histórica.


Pouco sobrou do famoso mausoléu, destruído por terremotos, saques de piratas e os ataques de Alexandre Magno e dos cruzados da Idade Média. Ainda assim, andar por entre suas ruínas é emocionante. Igualmente inspirador é um passeio pelo castelo medieval de Bodrum. Construído pelos cruzados, além de vistas magníficas, o local abriga uma bela coleção de ânforas, mosaicos e estátuas.


Apesar de tanta história, Bodrum e sua cidade-irmã, Bitez, atraem mesmo pelas belas praias de águas turquesas e calmas, ótimo clima durante todo o ano e excelente gastronomia. Os preços são convidativos e há dezenas de ótimas opções de compras e passeios pelos bazares da cidade.


Para quem quer relaxar ainda mais, a cidade possui alguns dos melhores banhos turcos, onde massagens e sessões de esfoliamento garantem o visual perfeito antes das inúmeras baladas disponíveis na cidade – alguns dos melhores clubes da Turquia ficam em Bodrum e atraem visitantes de todos os cantos da Europa.


Oliveiras estão por todas as partes em Bodrum