É com satisfação que apresentamos o programa Trem de Minas, uma iniciativa da PENSARTE Marketing Cultural, que visa difundir Minas Gerais em São Paulo de maneira freqüente e abrangente. Trem de Minas é um selo de qualidade e compromisso com as artes e a cultura do estado. Abrange um imenso leque de iniciativas na busca da valorização da cultura mineira, em seus diversos aspectos, permitindo a vinculação de sua marca com o numeroso e qualificado público fiel às coisas de MG.


Objetivos

  • Incentivo ao consumo de produtos culturais mineiros em São Paulo e apoio aos seus produtores em São Paulo;
  • Incremento do turismo de MG;
  • Valorização institucional e política de Minas Gerais e abertura de espaço na mídia espontânea para estado;
  • Apoio à comercialização de marcas e produtos mineiros e abertura de canais de negócios por meio da valorização das coisas de Minas;

    Estratégia
    O programa será implantado em fases estrategicamente distintas. A primeira se dá no primeiro semestre de 1998, quando serão colocadas à disposição do Brasil o website oficial do programa, que trará roteiro cultural das coisas mineiras em São Paulo; história; personagens; notícias de MG; enquetes, fóruns e dicas de roteiros turísticos para quem quer saber
    um pouco mais sobre essa instigante cultura. O site tem a função estratégica de unir todas as iniciativas do programa (iniciais e futuras) em seu conteúdo;

    No segundo semestre será realizado o maior encontro de cultura mineira já visto em São Paulo. Uma semana de muita música, teatro, dança, artesanato, culinária, artes plásticas e literatura reunidos num só espaço, com direito a vagão de trem, causos, cachaça, cigarro da palha e muita mineiridade.

    O programa ainda apoiará e incentivará iniciativas nas seguintes áreas:

    a) Publicação de livros que resgatem questões sociais, artísticas e culturais de Minas Gerais
    b) Produção de CDs de artistas mineiros
    c) Produção de CD-ROMs sobre história, arte e cultura de MG
    d) Série de programas de TV voltados para a valorização cultural de Minas Gerais.


    Por que o Trem de Minas?

    A famosa e inesquecível Minas das montanhas, cidades históricas, águas, política e prosa, está presente pelos quatro cantos do globo terrestre e difunde-se com incrível diferencial perante o insípido mundo globalizado. Minas veste-se por inteiro em cada um dos seus personagens. Sua carga cultural é logo vivenciada em poucos minutos de contato com qualquer integrante dessa que é uma das mais controvertidas comunidades do mundo.

    Após a descoberta do ouro e do diamante nos antigos campos das geraes o Brasil nunca mais foi o mesmo. Minas Gerais virou rota obrigatória para quem quisesse sobreviver num país ainda sem identidade e sob a tutela da coroa. Com o esgotamento das riquezas minerais, porém, Minas foi transformando-se num dos mais importantes berços culturais do Brasil, graças à identidade própria do mineiro, este astuto e observador personagem da sociedade brasileira, cheio de desconfiança e com raro talento para criar, à sua moda, um dos mais vastos e complexos repertórios da cultura popular brasileira.

    A exploração selvagem do ouro e do diamante acabou por definir a personalidade dócil, pacata e desconfiada do cidadão mineiro. A luta pela liberdade passou a ser a nossa maior determinação, já que tivemos na figura de Tiradentes nosso melhor exemplo. O mártir, herói de todo o Brasil, é ídolo inspirador de tantas inteligências mineiras, seguidores de um ideal que ainda estamos por conquistar.

    Minas despontou no mercado cultural por sua forte presença na culinária, artesanato, pela famosa cachaça, pelo cigarro de palha e, mais ainda, por sua incomparável musicalidade. Dela temos inúmeros exemplos, que passam por Ari Barroso, João Bosco, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, até os mais recentes Skank, Jota Quest e Patofu. Sem contar, é claro, com Milton Nascimento, nossa maior estrela, que traz Minas até no nome.

    A língua portuguesa foi recriada pelas mãos de João Guimarães Rosa, Tomás Antônio Gonzaga, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Roberto Drumond, Ruy Castro, Fernando Morais e tantos outros escritores que se consagraram através da mais vasta e rica escola jornalística do país, produzindo inúmeros e insubstituíveis talentos.

    Tantos outros foram por Minas revelados, em todas as áreas da cultura e do pensamento brasileiro. Nas artes plásticas, sobressai o trabalho do mestre Guignard, pai de um estilo próprio de pintar Minas Gerais e que fez muitos seguidores, entre eles Carlos Bracher e Amílcar de Castro. Minas tem ainda Santos-Dumont, pai da aviação e inventor do relógio de pulso, e o imortal Pelé, rei do futebol e atleta do século. Mas é na política que Minas coleciona sua maior galeria de mestres. Além de ser o estado que detém o maior número de Presidentes da República, sempre foi disputada e invejada por sua inquestionável presença política, que influenciou todos os Chefes de Estado, tanto da República quanto da Monarquia.

    Para expandir um pouco desse interessante universo foi criado em São Paulo o programa Trem de Minas, um lugar tão virtual e abrangente quanto a própria Minas Gerais, onde os mineiros se encontram para trocar idéias, interesses e difundir um pouco dessa tão falada mineiridade. Um claro exemplo da vontade de decretarmos o fim do bairrismo e convocarmos todos a participarem ativamente de uma mais instigantes culturas do mundo.

    Idealizado pela PENSARTE Marketing Cultural o programa promete interferir definitivamente na vida dos brasileiros e, por que não, de todos os terráqueos.

    Visite o web site do Pensarte   Visite o web site da Datafron