| |
Renato Motha

Renato Motha tem 36 anos, é mineiro de Belo Horizonte e tornou-se músico profissional ainda na adolescência, estudou canto lírico, violão clássico e jazz, harmonia e arranjo.
Renato tem realizado vários shows em Minas e em São Paulo, tendo participado do Projeto Café com Leite, no Sesc Pompéia, onde se apresentou com a Orquestra Philarmonia Brasileira, regida pelos maestros Gil Jardim e Túlio Mourão. O projeto contou com as participações dos mineiros João Bosco, Beto Guedes, Tavinho Moura, Fernando Brant, Beto Lopes, Grupo Uakti , Sérgio Santos, Juarez Moreira e dos paulistas Zé Miguel Wisnik, Inezita Barrozo, César Camargo Mariano, André Mehmari, Grupo Vésper entre outros.
Recentemente gravou o programa Ensaio pela TV Cultura com direção de Fernando Faro e participação especial dos compositores e pianistas César Camargo Mariano e Túlio Mourão e do cantor Johnny Alf.
Ainda no mês de agosto, lançou seu mais recente cd Antigas Cantigas, apresentando-se no Auditório do SESC Vila Mariana, em São Paulo.
Renato Motha é considerado hoje um dos maiores cantores de Minas (Troféu Pró-Música – Melhor Cantor 98), um músico completo, reconhecido como um grande compositor, arranjador e instrumentista.
Discografia
Brasileiro
Em 1992, lançou Brasileiro, seu primeiro disco solo (LP), independente. Fez shows em Minas, no Rio de Janeiro e na Europa. O disco reúne composições próprias, parcerias e participações de artistas mineiros, como Toninho Horta, Marcus Viana, André Dequech, Neném e Yuri Popoff. Brasileiro revela um artista de personalidade musical refinada, com uma impressionante capacidade de combinar harmonia e melodia no melhor estilo da música mineira contemporânea. Em 1994, Brasileiro foi lançado em cd pela gravadora MoviePlay, tendo grande receptividade por parte do público e crítica especializada.
Amarelo
Em 1998, Renato Motha lançou o cd Amarelo, independente, com participações especiais de Ivan Lins, Bob Tostes e Patrícia Lobato. Amarelo é um trabalho mais maduro, em que Renato afirma seu estilo como compositor que sabe misturar ecletismo, bom gosto e sensibilidade.
Trilha das Mãos
Em 1999 lança o cd Trilha das Mãos, onde mostra uma outra fase de seu trabalho onde faz a instrumentação utilizando a voz, como o quinteto de cordas vocalizadas, o ganzá de boca, o naipe de metais vocalizados, e, utilizando a percussão corporal, o bumbo de peito, o ganzá de unha (coçando o braço) e o caxixi de unha. Neste trabalho Renato se afirma definitivamente em termos de versatilidade, sempre surpreendendo pela qualidade e originalidade musicais.
Antigas Cantigas
Ainda em 1999, Renato lança seu cd Antigas Cantigas, onde, mais uma vez, o trabalho surpreende pela beleza e harmonia dos arranjos. As canções, em sua maioria de domínio público, como Prenda Minha, Sabiá lá na Gaiola e Morena Morena, são interpretadas por ele e por Patrícia Lobato, sua esposa e parceira musical.
Clique aqui e dê uma espiada nas edições anteriores
|