5 benefícios do chá de açafrão para a saúde
Foto: Bapi Ray | Shutterstock
O açafrão-da-terra, ou cúrcuma, é uma raiz originária do sudeste asiático e membro da mesma família do gengibre. Presente há milênios na medicina ayurvédica e na culinária indiana, ele é conhecido por sua intensa coloração amarela e por suas propriedades terapêuticas, que oferecem inúmeros benefícios ao organismo, especialmente quando consumido em chás. A seguir, confira alguns deles!
Foto: Bapi Ray | Shutterstock
1. Auxilia contra a artrite A curcumina, principal composto ativo do açafrão, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem reduzir a inflamação nas articulações e diminuir dores e rigidez, principalmente em casos de artrite reumatoide e osteoartrite.
Foto: Chinnapong | Shutterstock
2. Melhora a digestão O açafrão é tradicionalmente usado para ajudar na digestão. Isso porque ele estimula a produção de bile, um componente importante na digestão de gorduras. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes ajudam a acalmar o trato digestivo e a reduzir sintomas de indigestão e síndrome do intestino irritável.
Foto: A.D.S.Portrait | Shutterstock
3. Apoia a saúde cardiovascular Segundo o estudo “Efficacy and safety of turmeric and curcumin in lowering blood lipid levels in patients with cardiovascular risk factors: a meta-analysis of randomized controlled trials”, publicado no Nutrition Journal, o açafrão pode auxiliar no equilíbrio dos lipídios no sangue, favorecendo a saúde do coração em pessoas com risco de doenças cardiovasculares.
Foto: Antonio Marca | Shutterstock
5. Ajuda a regular o açúcar no sangue O açafrão pode auxiliar no controle da glicemia, pois melhora da sensibilidade à insulina. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes também protegem as células pancreáticas, contribuindo para prevenir complicações do diabetes tipo 2.
Foto: nobeastsofierce | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Bapi Ray | Shutterstock