5 benefícios da atividade física contra o colesterol alto

Foto: ridersuperone | Shutterstock

Praticar atividade física regularmente é fundamental para uma vida mais saudável. Isso porque, além de proteger o coração, fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento físico, os exercícios também colaboram para o controle do colesterol, reduzindo o ruim e elevando o bom. A seguir, descubra por que essa prática é tão eficaz no combate ao colesterol alto!

Foto: ridersuperone | Shutterstock

1. Melhora a circulação sanguínea Atividades físicas fortalecem o sistema cardiovascular, facilitando o fluxo do sangue e prevenindo obstruções. Isso contribui para a redução do risco de doenças cardíacas, pois ajuda a evitar o acúmulo de placas de gordura nas artérias, causado pelo excesso de colesterol LDL (ruim).

Foto: peakanucha | Shutterstock

2. Auxilia no controle do peso Manter um peso saudável reduz o risco de colesterol alto, e os exercícios são fundamentais para o equilíbrio do peso corporal. A prática regular ajuda a queimar calorias, melhorar o metabolismo e reduzir a gordura visceral, que está diretamente associada ao aumento do colesterol ruim.

Foto: puhhha | Shutterstock

3. Reduz o estresse A prática de atividades físicas estimula a liberação de hormônios ligados ao bem-estar, como as endorfinas, que promovem sensação de prazer e reduzem o estresse. Isso ajuda a evitar a liberação excessiva de hormônios como o cortisol e a adrenalina, produzidos em situações de estresse crônico, que podem elevar os níveis de colesterol ruim (LDL).

Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

5. Evita comportamentos nocivos  Em alguns casos, a atividade física pode ser mais eficaz que remédios contra o colesterol alto. Isso porque, segundo o professor de Educação Física Helson Anacleto, o “exercício físico modifica comportamentos e padrões viciosos. Medicamentos, não. Quando adotamos a proposta de fazer exercícios físicos e cuidar da alimentação com o objetivo de cuidar da saúde, promovemos uma modificação de comportamento”.

Foto: H_Ko | Shutterstock

Consulte um especialista  O acompanhamento de um especialista no esporte é recomendado para orientar quanto à intensidade, descanso e alimentação, garantindo a segurança do paciente. Independentemente do objetivo – seja perder peso, deixar o sedentarismo ou melhorar os níveis de colesterol – o primeiro passo antes de iniciar uma atividade física é passar por um check-up médico.

Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: ridersuperone | Shutterstock